PMPA realiza solenidade cívico-militar alusiva ao Dia de Tiradentes

WhatsApp Image 2024 04 24 at 14.03.40Foto: PMPA

Na noite desta terça-feira (23), no coração do bairro Cremação, em Belém, a Polícia Militar do Pará realizou a tradicional solenidade cívico-militar em homenagem ao Dia do Patrono das Polícias Militares do País, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes.

O evento ocorreu em frente ao prédio do Comando de Missões Especiais (CME), e atraiu olhares curiosos e aplausos calorosos dos espectadores, enquanto os heróis de farda desfilavam com destreza e orgulho. Com passos sincronizados e uniformes impecáveis, os policiais marcharam em formação, exibindo não apenas a habilidade técnica e disciplina militar, mas também o comprometimento com a proteção da comunidade.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de duas novas viaturas blindadas para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), sendo elas do modelo “Falcon 360”, com blindagem nível III (resistentes a tiros de fuzil), desenvolvidas para o emprego como uma “Unidade Tática de Intervenção (UTI)”, com características específicas para o enfrentamento e pronta-resposta, imprimindo maior agilidade e segurança aos policiais em ações ostensivas e de combate aos grupos criminosos.

WhatsApp Image 2024 04 24 at 14.03.39 1Foto: PMPA

Também durante a solenidade, a PM destacou as diferentes divisões e especialidades dentro da Corporação, incluindo as administrativas e operacionais, sendo elas a Banda de Música (BMU), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Academia de Polícia Coronel Fontoura (APM), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM).

Entre os momentos mais emocionantes do desfile estavam as demonstrações de habilidade e destreza das unidades táticas, como o Batalhão de Choque, Rotam, BAC, BOPE e Cavalaria, que mostraram ao público a dedicação e o rigor necessários para lidar com as situações mais desafiadoras da atividade policial. Os aplausos ecoavam à medida que os policiais exibiam as técnicas com profissionalismo e coragem, lembrando a todos os presentes da importância vital do trabalho da PMPA.

Também durante o evento, o governador do Estado, Helder Barbalho, destacou a importância da história de Tiradentes, que com coragem, determinação e idealismo lutou pela liberdade e pela justiça. “Gostaria de celebrar e parabenizar a todos que estão sendo promovidos, tanto praças como oficiais, e cumprimentar aqueles que estão sendo condecorados, incluindo autoridades civis, militares. Essas honrarias são merecidas e representam o reconhecimento da Polícia Militar pela colaboração e parceria de cada um de vocês, valorizando também a história e a memória de Tiradentes. A dedicação, honra e o compromisso representados pela farda são testemunhos vivos da missão de proteger e cuidar do nosso povo paraense. Viva a Polícia Militar do Pará e viva o legado de Tiradentes.”

WhatsApp Image 2024 04 24 at 14.03.39 2Foto: PMPA

Já o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, enfatizou as conquistas da Polícia Militar do Pará no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e na promoção da segurança pública durante os anos em que está à frente da briosa Bicentenária Corporação. “Gostaria de agradecer pela confiança depositada em mim para liderar a tropa da Polícia Militar do Pará. Nosso objetivo é transformar a valorosa Corporação em uma Instituição cada vez mais próxima da população paraense, empregando estratégias modernas de gestão no enfrentamento da criminalidade. Ao longo dos últimos cinco anos e três meses, recebemos investimentos contínuos em pessoal, logística e infraestrutura, o que permitiu avanços significativos na modernização de equipamentos de nossa Corporação. A sinergia entre a Polícia Militar e os demais órgãos estaduais, federais e municipais resultou em ações bem-sucedidas pelo governo do Estado, fortalecendo assim a segurança pública em nosso território.”

Por fim, a solenidade demonstrou solidariedade e compromisso com o bem-estar de todos os cidadãos paraenses. Enquanto as bandeiras do Estado do Pará, da PMPA e do Brasil tremulavam ao vento e os corações pulsavam com orgulho, ficou claro que, mesmo diante das adversidades, a Polícia Militar do Pará permanece firme na missão de proteger e servir.

WhatsApp Image 2024 04 24 at 14.03.39Foto: PMPA