PMPA implementa segunda Escola Cívico-Militar no município de Tailândia

A Polícia Militar do Pará deu mais um passo no compromisso de fortalecer a educação e promover a segurança nas comunidades com a implementação da segunda Escola Cívico-Militar no município de Tailândia, nordeste paraense. Desta vez, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes foi selecionada e contemplada com o Programa de Supervisão Militar Educacional (PSUME). O ato de implementação do convênio contou com a presença do Governador e da Vice-Governadora do Estado, Helder Barbalho e Hana, respectivamente, do Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, do prefeito de Tailândia, Macarrão, do deputado estadual Iran Lima, além de outras autoridades civis e militares. A iniciativa representa o compromisso renovado em oferecer aos jovens locais uma educação de qualidade, aliada a valores fundamentais como disciplina, cidadania e respeito.

O prefeito de Tailândia destacou a importância dessa parceria inovadora entre a educação e a Polícia Militar. Ele ressaltou que Tailândia é um município no Estado do Pará que conta com duas escolas cívico-militares, por meio desse convênio com a PM. "Quando mencionei que dos 11 mil alunos beneficiados pelo programa no Pará, 2 mil estão aqui em Tailândia, não se trata apenas de um número. Estamos orgulhosos de abrigar duas escolas desse modelo, que trazem não apenas tranquilidade para nossa comunidade, mas também promovem a educação cívica tão necessária em nosso país. É um investimento no futuro de nossas crianças e jovens", enfatizou o prefeito. Ele expressou profunda gratidão ao Governador do Estado, Helder Barbalho, ao Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, e a todos os membros da Polícia Militar do Pará envolvidos nesse esforço. O prefeito também destacou o papel do deputado estadual, Iran Lima, que foi fundamental para viabilizar essa iniciativa educacional no município.

27 04 24 escolaFoto: ASCOM PMPA

PSUME 27 04 2024Foto: ASCOM PMPA

A Escola Guaraci Mendes se torna a segunda instituição no município a receber o Programa de Supervisão Militar Educacional, que teve a estreia na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Edvar Coelho Frota, localizada no bairro Novo. Esta expansão consolida o compromisso de fortalecer a educação e os valores cívico-militares em escolas públicas, oferecendo aos estudantes um ambiente de aprendizado seguro e de qualidade. O PSUME vem ganhando destaque nos municípios do Pará, focando em uma abordagem integrada para fortalecer a segurança e a qualidade da educação em várias comunidades.

Para o tenente coronel Palheta, coordenador estadual do PSUME, "O PSUME tem por objetivo atuar na prevenção primária da violência e da criminalidade nas escolas, fortalecendo e potencializando o ambiente escolar para transformá-lo em um “espaço seguro” de aprendizado e convívio social".

O modelo de escola cívico-militar combina a expertise da Polícia Militar do Pará em disciplina e organização com o trabalho pedagógico dos profissionais da educação. Essas escolas buscam promover um ambiente seguro e propício ao aprendizado, além de transmitir valores cívicos e éticos aos alunos. A implementação desse modelo no município reflete uma tendência nacional de investimento na educação cívico-militar como forma de melhorar a qualidade do ensino e fortalecer o vínculo entre escola e comunidade, sendo reconhecidas por contribuir para a redução da violência e indisciplina nas instituições de ensino, bem como por promover a formação integral dos estudantes.

Para o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, "é satisfatória a parceria entre escola e a Polícia, que reflete na qualidade de vida e futuro do público infantojuvenil. O objetivo é fomentar valores voltados à construção de uma sociedade melhor, onde haja respeito e o reconhecimento do outro como possuidor de direitos".

PSUME 27 04 24Foto: ASCOM PMPA

A ênfase na disciplina e no respeito mútuo característica das escolas cívico-militares contribui para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes, aprendendo valores fundamentais de civismo, patriotismo e comprometimento, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Outro aspecto crucial é o apoio emocional e social que essas escolas oferecem aos jovens. Muitos estudantes dessas comunidades enfrentam adversidades diárias, desde a falta de recursos básicos até a exposição à violência. A presença de profissionais capacitados, como policiais e educadores especializados, proporciona um suporte vital, ajudando os alunos a lidar com as dificuldades e a encontrar caminhos positivos para o futuro.

PSUME PMPA 27 04 24Foto: ASCOM PMPA

PSUME PMPA 27 04 2024Foto: ASCOM PMPA