PM entra na reta final para aquisição de novos armamentos

 

 

  

O Diário oficial do Estado nº 34.341  trouxe na publicação desta sexta-feira (11), a ata de registro de preço, válida por um ano,  possibilitando a PM, no mesmo prazo,  fazer a aquisição de até 8.750 unidades  da pistola  calibre .40, junto à empresa de armamentos austríaca Glock. 

O processo começou em novembro de 2019, quando foi lançado o edital, ocorrendo a disputa entre a austríaca Glock e a italiana Beretta. Esta  ofereceu a melhor proposta, porém acabou reprovada nos testes de avaliação técnica, assim foi convocada a segunda colocada, Glock, que foi aprovada passando-se à  negociação de valores. O processo ficou paralisado entre os meses de março e abril, por conta da pandemia do novo Coronavírus, sendo  retomado em  junho de 2020 quando foi finalizado.

Para o tenente coronel Nelson Alves de Sena, Presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) o novo armamento apresenta várias vantagens, no que diz respeito à tecnologia do equipamento e na eficiência no gasto público, pois gastando-se  menos pode-se obter  um produto de maior qualidade. Outro aspecto de vantagem é que a arma permitirá  a utilização da  munição de mesmo calibre da usada atualmente pela corporação.

O Comandante Geral da PMPA, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior,  ressalta ainda que esse processo realizado  no âmbito internacional  possibilitará que a PM utilize a mesma arma já usada pelas principais forças policiais do mundo  “ Esse foi o primeiro processo dessa magnitude feito pela PM,  de caráter internacional, é uma mudança de paradigma, no que diz respeito ao armamento de porte a ser utilizado pela instituição. A pistola vencedora é um armamento mais moderno em comparação ao que usamos  hoje, teremos um armamento com tecnologia em pé de igualdade com as principais forças de segurança  do mundo em especial  nos EUA, Europa e América do Sul. É o armamento de dotação atual da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da PM de São Paulo e de algumas outras instituições no Brasil” finaliza o oficial.

Os próximos passos agora são a disponibilização de orçamento pelo governo do estado e assinatura do contrato, após isto, em  90 dias a empresa deverá providenciar a logística de entrega dos lotes das armas à PMPA.

glock capaDivulgação: PM

WhatsApp Image 2020 09 11 at 18.15.44Divulgação: PM

 

WhatsApp Image 2020 09 11 at 18.13.08 2Divulgação: PM

 WhatsApp Image 2020 09 11 at 18.13.08Divulgação: PM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.