Ampliação do CFAP e Resgate histórico da sede do Comando de Missões Especiais

 

O Governo do Estado respondeu de forma positiva à solicitação de reforma do prédio histórico do Comando de Missões Especiais (CME) e do anexo do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A solicitação de suplementação do orçamento da PMPA para execução do projeto de reforma dos dois prédios, localizados em Belém, foi proposta pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dílson Júnior, no último dia 6 de setembro e encaminhado à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

No pedido, a Polícia Militar justificou a necessidade de reforma de um prédio anexo ao Centro de Formação de Praças da PMPA (CFAP), na avenida Brigadeiro Protásio, que possibilitará receber e formar 1mil novos policiais militares a cada 10 meses.

Outro pedido justificado e prontamente atendido pelo governo do Estado foi a reforma do prédio do CME, de inestimável valor histórico para a PMPA, situado no bairro da Cremação e que ao longo dos últimos anos acumulou sérios problemas estruturais que inviabilizaram seu uso.

Considerando a necessidade dos recursos para as duas obras na monta de R$ 6.987.845,06 milhões para a completa recuperação, restauração histórica e funcional dos imóveis, a Secretaria de Planejamento (Seplad) acenou com a liberação parcial dos recursos já para este ano de 2020 e a outra parte ao longo do exercício 2021.

A reforma dos dois prédios faz parte da sequência de conquistas recentes da Corporação como restauração do prédio sede do 2º Batalhão (2° BPM) "Batalhão Tiradentes", transformando o espaço no Complexo Histórico Tiradentes que, além da nova sede do 2° BPM, abriga as sedes do Comando de Policiamento da Capital I, Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), Museu da PM e 28° Batalhão, o Batalhão Águia.

Para o comandante-geral da PMPA, isto representa mais uma conquista da bicentenária corporação. "Conseguimos resgatar o prédio histórico e secular do 2° BPM, agora vamos em frente com as instalações do CME, outro sonho antigo, que perdura quase 15 anos ! Isso é muito mais que uma sinalização do nosso Governador de bem querer com a PM, retrata um indicativo de gratidão e resgate da história da nossa instituição e ainda mais, a preocupação inequívoca com as tropas Especiais e com uma melhor formação do nosso policial", frisou o oficial.

 

Reforma CFAP 2

Reforma CFAP 1

Reforma CFAP 4

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.