De forma pacífica, PM realiza reintegração de posse de área em Barcarena

Obedecendo determinação da juíza Adriana Grigolin Leite da da 1ª Vara Cível e Empresarial do município de Barcarena, na região nordeste do Estado, que expediu o mandado de reintegração de posse de uma área ocupada irregularmente na Vila dos Cabanos, a Polícia Militar do Pará coordenou nos dias 16 e 17, de setembro, uma ação para garantir o cumprimento da ordem judicial.

Para planejamento e cumprimento de missões desta natureza e complexidade o Comando de Missões Especiais designou como comandante e subcomandante o tenente coronel Fábio Alex Corrêa Barra e major Leonardo Euller da Cunha bem como disponibilizou equipes do Batalhão de Rotam (Rotam) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Rotam (Rotam), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Missões Especiais (CME), Comando Militar de Saúde (CMS) e do 14º Batalhão.

A necessidade de ação integrada requereu a presença de agentes da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semass) e o Conselho Tutelar de Barcarena, atuando cada qual em suas esferas de atribuição a fim de atender aos diversos cenários que se apresentam no momento da ação da força pública ante o contexto operacional e social em uma ocupação familiar coletiva.

Aproximadamente 70 famílias que ocupavam a área foram informados pelos oficiais de Justiça da necessidade de deixar o local em razão da ordem judicial, a qual foi acatada de forma ordeira. Todos os ocupantes receberam o apoio de homens contratados pela prefeitura municipal para ajudar na mudança dos pertences e dos materiais oriundo da desmontagem dos imóveis

“Estamos em Barcarena com 70 homens de unidades do CME, CMS, além de homens do 14º BPM que atuam no município, trabalhando em parceria com instituições estaduais e municipais para garantir que essa ordem da Justiça estadual seja cumprida da melhor forma possível. Felizmente as pessoas entenderam a necessidade de deixar o local e resolveram sair de forma pacífica, sem a necessidade do uso da força”, concluiu o comandante da operação tenente coronel Barra.

WhatsApp Image 2020 09 17 at 16.05.23 1Imagens: Renata Costa - SD PM

WhatsAppImage2020 09 17at16.05.23Imagens: Renata Costa - SD PM