Bpchoque conclui capacitação de 33 militares

O Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar realizou, na noite desta sexta-feira (18) uma solenidade militar para comemorar a formatura de 33 policiais do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque) que concluíram a 1ª Capacitação de Controle de Distúrbios Civis (CDC) 2020. A cerimônia ocorreu na sede da unidade, localizada no bairro da Cremação, em Belém.

Depois de terem corrido por três quarteirões, com marcialidade e vibração, mesmo debaixo de forte chuva, os 33 formandos foram recebidos com intensa queima de fogos e muitos aplausos por companheiros de farda e familiares.

Durante a solenidade, os três militares que mais se destacaram no curso, foram homenageados diante da tropa e o destaque operacional também foi reconhecido. Houve ainda, a apresentação da tropa para o comandante do CME, coronel Edvaldo Santos e a oração do "Choqueano".

O momento mais emocionante da noite foi quando os familiares dos concluintes fizeram a entrega dos certificados. Entre abraços, beijos, choros e muito carinho, eles ainda tiveram tempo para registrar o momento.

Dona Carmen Sílvia, 60 anos, mãe da cabo Liliane Melo, falou sobre o esforço da filha. "Para mim, é motivo de orgulho, ver minha filha, que é uma guerreira, vencer mais uma batalha. A gente sabe como ela se esforçou e o quanto isso era importante pra ela", concluiu a mãe da formanda.

"Os participantes treinaram técnicas com Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (Impo) e outros equipamentos que podem ser empregadas em ambientes urbanos ou rurais. Tudo realizado com simulações reais em alto grau de fadiga e estresse para testar o auto-controle da nossa tropa", destacou o comandante da unidade, tenente-coronel Augusto Bittencourt.

O coronel Edvaldo Santos falou sobre a atuação do BPChoque. "O Choque tem papel fundamental durante as reintegrações de posses, manuseando os equipamentos não-letais, com o dever de garantir a preservação da ordem pública. A unidade também atua nas penitenciárias e nos fechamentos de ruas, com técnicas apuradas, evitando causar graves danos aos manifestantes", explicou o oficial que é comandante do CME.

Capacitação de Controle de Distúrbios Civis (CDC) 2020 

Foi planejado com objetivo de proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos de menor potencial
ofensivo, armamentos e equipamentos utilizados pelo Batalhão de Choque e estimular o comportamento e atitudes inerentes ao Policial Militar que serve em unidade de controle de distúrbios, primando pela disciplina, controle emocional e
agressividade controlada.

Com o total de 130 h/a, entre disciplinas teóricas e práticas, a 1° CDC 2020 teve início no último dia 4 de setembro e reuniu 36 policiais militares que atuam no BPChoque, dos quais, apenas três não conseguiram concluir a capacitação.

Durante 15 dias, os participantes receberam instruções de Direitos Humanos, Técnicas de Operações de Choque, Táticas de Operações de Choque, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Legislação de Operações de Choque e Instrução Tática Individual. Por fim, os militares ainda realizaram treinamentos e disparos com a espingarda calibre 12.

Uma ambulância com médico e auxiliares do Corpo Militar de Saúde (CMS) acompanharam, de forma preventiva, todo o processo e estavam prontos para atuarem em qualquer eventualidade. Além disso, o corpo docente formado por instrutores da própria Corporação, teve custo zero para o Estado.

WhatsApp Image 2020 09 19 at 10.26.26 1

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.15 1

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.15 2

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.14

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.15

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.16

WhatsApp Image 2020 09 19 at 08.48.12

 

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.