A Polícia Militar desenvolve diariamente diversas operações com objetivo de combater atos criminosos, principalmente evitar a prática de crimes como roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas. Contudo a PM também atua em situações especiais como por exemplo situações envolvendo ocorrências registradas no âmbito escolar ou no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Principalmente no interior do estado, onde muitas vezes a PM é a única instituição representante do estado presente no local.
Em regiões como Marajó ocidental, área de circunscrição do Comando de Policiamento Regional XII (CPR XII), as unidades são orientadas para atuar tanto na prevenção de novos casos quanto na repressão qualificada. As equipes do policiamento ordinário também são orientadas a prestar apoio imediato para ocorrências envolvendo vítimas de violência doméstica. Em relação ao atendimento de ocorrências referentes aos crimes relacionados com a lei Maria da Penha, a PM busca sempre atualizar seus agentes sobre a forma de atuar neste tipo de situação. Seja com palestras, cursos e capacitações que visam preparar o policial militar para atuar de forma humanizada, para que a ação do militar ao atender a ocorrência não cause nenhum tipo de constrangimento para a vítima.
Breves
Na última quarta-feira (11), equipes do 9⁰ Batalhão de Polícia Militar (9⁰ BPM), responsáveis pelo policiamento no município de Breves, foram informados por uma cidadã que seu irmão estaria ameaçando a sua genitora e tentando invadir a casa da vítima para agredi-la. Ao chegar no endereço indicado, os agentes identificaram suspeito e vítima e constataram a veracidade das informações.
Durante a verificação da denúncia, a vítima informou que é constantemente ameaçada pelo suspeito, principalmente, quando ele faz uso de bebidas alcoólicas. Diante da confirmação do fato, os agentes encaminharam as partes envolvidas para a delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
Portel
Em outra ocorrência atendida por militares da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (22ª CIPM), que atuam no município de Portel, no início da manhã desta quinta-feira (12), os militares receberam uma denúncia, repassada pela central de monitoramento de medidas protetivas, informado que uma mulher havia sido agredida pelo seu ex companheiro.
Ao chegar no endereço da vítima os agentes constataram que a mulher, que estava grávida, apresentava sinais de agressões pelo corpo. Ela também informou que já possuía uma medida protetiva contra os suspeitos e que mesmo assim ele invadiu a sua residência. Os militares realizaram buscas e conseguiram localizar o suposto agressor escondido na casa de familiares. Ele foi detido e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil do município de Portel.
Afuá
No final da madrugada desta sexta-feira (13), policiais da 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (32ª CIPM) foram informados por meio de um contato disponibilizado para que a comunidade consiga realizar denúncias sem a necessidade de se identificar, que um homem estaria agredindo fisicamente duas mulheres que seriam sua esposa e irmã.
Ao se deslocar para o endereço informado, os militares localizaram a esposa do suspeito que informou que ela e a cunhada haviam sido agredidas fisicamente e ameaçadas de morte com o uso de um facão. Localizado ainda no local, o homem apresentava sinais de embriaguez foi detido e conduzido, assim como as duas vítimas, para a delegacia de polícia Civil de Afuá, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.
Deve-se ressaltar que além de investir na capacitação dos seus agentes, a PM também participa de ações em parceria com outras instituições e realiza a publicação de cartilhas produção de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que regulam os procedimentos que devem ser adotados durante uma abordagem desta natureza.