Na manhã desta quinta-feira (12) foi realizado o seminário acerca da violência doméstica contra a mulher nas dependências do 21° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).
O seminário, além da Polícia Militar do Pará, teve como órgãos envolvidos o Ministério Público, a Polícia Civil, Guarda Municipal e a Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU). Durante o encontro, os órgãos puderam discutir acerca do crime de violência doméstica contra a mulher e seus pormenores, bem como conscientizar sobre as consequências vividas pelas vítimas.
De acordo com o art.5° da Lei Maria da Penha, é considerado violência doméstica e familiar contra a mulher “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. Levando em consideração tal informação, é evidenciado a importância da conscientização acerca da temática pela Polícia Militar, que trabalha de maneira assídua no combate a tal crime, corroborando com a diminuição do índicie de vítimas.