A Polícia Militar do Pará comemorou, no último dia 25, o aniversário de 206 anos de criação da Corporação. Para celebrar a data a PM organizou, durante todo o mês de setembro, diversos eventos que, além de festejar esta importante data, também tem o objetivo de aproximar a Instituição da sociedade paraense.
Um desses eventos foi uma grande exposição, realizada ente os dias 26 e 29 de setembro no shopping Bosque Grão-Pará, situado no bairro Mangueirão, em Belém, e que contou com a participação de diversas unidades da PM, que apresentaram os instrumentos típicos da atividade que exercem, como o Batalhão Ambiental e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
Além de divulgar parte da história e se aproximar ainda mais da população, que teve a oportunidade de conhecer os equipamentos e saber como funciona a missao específica de cada unidade, a exposição também apresentou a Banda de Música da PM, que embalou o evento com diversos estilos musicais. Foram montados estandes de Unidades como Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão Águia, Centro de Memória, Academia de Polícia Militar e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, título concedido pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a Centenária Banda de Música atraiu a atenção de lojistas, comerciantes e frequentadores do estabelecimento comercial, que puderam prestigiar o evento e aproveitaram para registrar o momento.
Na noite de encerramento da exposição, no sábado (28), o subtenente Cupertino, que apresentava o estande da Academia de Polícia Militar, completou 35 anos servindo nas fileiras da Corporação. No último dia de serviço antes de passar do serviço ativo para a reserva remunerada, o militar falou sobre a emoção de poder completar o tempo de serviço e se despedir durante uma exposição que apresenta a história da qual ele fez parte.
“Hoje é um dia muito importante para mim, poder completar meu tempo de serviço participando de uma exposição que apresenta equipamentos e veículos que eu utilizei quando entrei na Corporação 35 anos atrás me faz relembrar da minha carreira e isso me deixa muito emocionado. Também fico muito feliz em ver o quanto a PM se modernizou durante esse tempo. Novos veículos, armamentos e equipamentos que propocinam melhores condições de trabalho se comparando com 35 anos atrás”, finalizou o militar.