PM promove mais de 6 mil policiais em menos de dois anos

IMG 9412Foto: Renata Costa - SD PM

Seis mil cento e cinquenta e quatro policiais militares, este é o número exato da soma entre oficiais e praças da Polícia Militar do Pará (PMPA) que foram promovidos entre os anos de 2019 e 2020 em todo o Estado.

Ao todo, foram promovidos 5.867 praças, divididos entre as graduações de cabos, sargentos e subtenentes e 287 oficiais, pertencentes aos quadros de Combatente, de Saúde e Complementar. Desta forma, mais de um terço do efetivo total (16 mil agentes aproximadamente), alcançaram um novo degrau na escala hierárquica da bi-centenária "Corporação de Fontoura", em apenas dois anos.

O número recorde de promoções é resultado do compromisso do Governo do Estado com a instituição que está presente nos 144 municípios paraenses e vem alcançando excelentes resultados no desempenho nas ações preventivas expressando-se na diminuição da insegurança na região metropolitana e no interior do Estado. O Pará alcançou a 2ª posição entre as unidades da federação que mais reduziram as mortes violentas no primeiro semestre de 2020. A média nacional registrou uma elevação de 6% ao passo que o Pará registrou queda de mais de 24%.

Somente no último dia 25 de setembro, na celebração dos 202 anos de existência da PMPA, foram promovidos 2.027 praças e 42 oficiais, que somados aos outros 4.085 agentes já promovidos em 2019 e no primeiro semestre de 2020.

Em 2019, a graduação mais contemplada com promoções foi a de 2° sargento: foram 1.512 no total. Já neste ano, o maior quantitativo foi a de cabos, com 1.692 policiais recém-promovidos.

No Boletim Especial alusivo à data de aniversário da corporação o Comandante-geral, coronel Dilson Júnior congratulou-se com os promovidos "Parabenizamos neste momento todas as 2.027 praças e 42 oficiais promovidos os quais, ao lado de seus familiares, experimentam o sabor de mais uma importante conquista em suas carreiras".