A Polícia Militar do Pará atua em todo estado combatendo diversos tipos de infrações, dentre elas, tráfico de drogas, roubos, furtos e o porte e a posse ilegal de arma de fogo. Sob esse viés, as unidades operacionais da instituição realizam diariamente ações ostensivas e preventivas como barreiras, incursões e abordagens que tem o objetivo de evitar a ocorrência dessas práticas criminosas.
Seguindo as diretrizes orientadas pelo comando da corporação, durante a tarde desta segunda-feira (30), militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), realizaram a prisão de dois suspeitos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu na Avenida Maximino Porpino da Silva, no município de Castanhal, na Grande Belém.
A ocorrência teve início quando a guarnição do 5ºBPM que participava de uma operação contra furtos na área comercial, perceberam que dois homens que transitavam em uma motocicleta tentaram fugir ao notar que seriam abordados pela equipe policial. Os suspeitos foram detidos e durante a revista pessoal foi encontrado um revólver calibre 38, com cinco munições.
Após a confirmação da infração, os suspeitos e o armamento apreendido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o fato foi apresentado para autoridade policial de plantão.