PAS PM encerra edição promovendo saúde e prevenção aos militares CPR IX

 

cf5563c6 ce80 4202 a7b2 dd4fe30d0c1cFotos: Matheus Soares - SD PM

O Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM) percorreu os municípios de Abaetetuba, Cametá e Barcarena, atendendo a aproximadamente 200 pessoas, entre elas policiais do Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX) e seus familiares. A equipe multidisciplinar do programa finalizou as atividades desta edição nesta sexta-feira (2) e, por onde passou, plantou a semente da prevenção à doenças e o cuidado com a saúde própria.

Comprometido com o bem estar da tropa, o Alto Comando da Corporação, em parceria com o Governo do Estado, disponibilizou ao efetivo do CPR IX atendimento biopsicossocial, desenvolvido por uma equipe da Instituição com formação nas áreas de psicologia, educação física, medicina, odontologia, fisioterapia, assistencia social, enfermagem e nutrição.

1b134e85 63d4 4859 a1d8 e5bd41b2117dFotos: Matheus Soares - SD PM

O sargento Helisson Sena, integrante do 14º Batalhão, é morador do município de Barcarena e aproveitou a oportunidade para realizar o teste de glicemia. Após o exame de triagem, o resultado do militar, que tem 50 anos, foi considerado alterado e ele precisou ser direcionado ao médico do programa, assim como encaminhado para realizar outros exames comprobatórios.

"Este programa é muito válido, principalmente para nós que somos do interior, pois todos sabemos que no município existe certa dificuldade de acesso a esse tipo de atendimento. Além disso, esse programa nos desperta para a atenção que devemos ter com saúde, pois às vezes pensamos muito em cuidar dos outros, mas esquecemos de cuidar de nós mesmos", comentou o militar.

5e645a8c ab80 4084 a847 905c639899ccFotos: Matheus Soares - SD PM

A major Ana Carolina, coordenadora do projeto, avaliou esta edição do PAS PM de forma positiva e destacou a importância do programa, que tem sido um fator importante na vida de policiais e seus familiares. Durante esta edição, por exemplo, a oficial disse que o PAS PM foi essencial para um policial que descobriu que era diabético e hipertenso.

‘’O caso que chamou atenção foi o de um militar que apresentou nível de glicemia altíssimo e pressão alta, e ele desconhecia que tinha as duas doenças. Desse modo, ele foi encaminhado pro clínico, que receitou os medicamentos e exames necessários para a situação dele’’, disse a oficial.

De acordo com a major, o objetivo do programa "é levar as orientações de todas as especialidades para que os policiais não venham chegar no extremo de amputação, infarto, entre outras consequências provenientes de estilos de vida não saudáveis. É por esse motivo que a gente enfatiza bastante essas orientações, tanto nas palestras, como também como nos atendimentos’’, finalizou a militar.

Os dois primeiros dias de atendimentos, em Abaetetuba, foram marcados pela parceria da Polícia Militar com o Exército Brasileiro, que na ocasião, cedeu as instalações da sede do Tiro de Guerra para a realização das atividades. Como forma de gratidão ao gesto, a coordenação do PAS PM ampliou os serviços para os militares da instituição co-irmã.

201b27fe 303a 4821 af67 dc2eddaf5193Fotos: Matheus Soares - SD PM

Durante a passagem da carreta itinerante pelo município de Cametá, além de realizar os atendimentos, a equipe do PAS PM foi até uma comunidade do bairro Castanhal e realizou a entrega de kits de higiene bucal para a criançada. O escovódromo foi montado no local e os pequeninos receberam, por parte da equipe, orientações sobre a forma correta de escovação dos dentes.

Em Barcarena, a major Simone Chagas, comandante do 14º Batalhão, com sede no município, destacou a importância do evento e a sensibilidade do Comando da Corporação que, pela segunda vez, trouxe até a tropa da unidade a equipe multidisciplinar do Pas PM; desta vez com todo suporte da carreta itinerante.

e5f22103 22b5 467c a7b5 3836e6a2dd97Fotos: Matheus Soares - SD PM

"Nossa vida como policial militar é corrida, e por isso, as vezes a gente se alimenta mal, dormimos pouco e trabalhamos com estresse. Nesse sentido, precisamos resgatar o cuidado com a saúde e o olhar mais sensível para nós mesmos, pra que a gente chegue ao final da carreira sem doenças crônicas e com qualidade de vida", explicou a militar.

O PAS PM é uma realização do Estado-Maior Geral (EMG), da Corporação e conta com o apoio do Governo do Estado, visando oferecer saúde para o policial militar e seus familiares, com foco na prevenção e por meio de palestras, atendimentos e outros serviços ligados à qualidade de vida.

0ce64f1c d0a8 449f b9c9 dbe5de29f873Fotos: Matheus Soares - SD PM

5a7ca09e 0957 4351 a34e d36e3545e6d1Fotos: Matheus Soares - SD PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.