PM aprova Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP)

 

O Comandante-geral da Polícia Militar, José Dilson Melo de Souza Júnior, em conjunto com os quatorze coronéis que formam o alto comando da Instituição, participaram, na tarde desta terça-feira (13), de uma reunião que definiu e aprovou a publicação do Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) da Corporação. A palestra de apresentação dos procedimentos foi realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Parque Verde, em Belém.

Na apresentação que foi realizada pelo Tenente-Coronel Eliomar Campos Faustino, estiveram presentes, além do Comandante-geral, o Coronel Marcelo Ronald, Chefe do Estado-maior Geral, o Corregedor-Geral da PM, Coronel Albernando, além dos demais oficiais que formam o Alto Comando. Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) são orientações que visam promover uma padronização na execução de atividades operacionais, agilizando as ações e subsidiando o processo de tomada de decisão durante as missões, tornando o serviço policial militar mais organizado, eficaz e efetivo.

Foram apresentados cem procedimentos que irão demonstrar para o policial militar como proceder em situações que ocorrem nas diferentes modalidades de policiamento, como no uso das viaturas, motocicletas e bicicletas; nos tipos de abordagens a pessoas a pé; em motocicletas; carros e ônibus. Padroniza também ações em gerenciamento de crises, entre outros procedimentos, todos descritos passo a passo com a finalidade de direcionar a tropa da PM para uma homogeneidade no atendimento dos diversos tipos de situações que podem ocorrer.

“Hoje é um dia histórico muito importante para a Corporação, foi definido e aprovado o Manual de Procedimento Operacional Padrão. Nele está descrito, etapa por etapa, como o militar deve intervir em diversos tipos de ocorrências que enfrenta no dia a dia. Faremos isso chegar a toda a tropa, por meio dos nossos cursos de formação, de capacitação e especialização. Com isso, vamos otimizar os protocolos e padrões das nossas ações e tornar a PM cada vez mais preparada para atender a sociedade paraense”, conclui o Comandante-Geral da PM.

WhatsApp Image 2020 10 13 at 19.31.20 4Ingrid Souza - VC PM

WhatsApp Image 2020 10 13 at 19.31.20 3Ingrid Souza - VC PM

WhatsApp Image 2020 10 13 at 19.31.21Ingrid Souza - VC PM

WhatsApp Image 2020 10 13 at 19.31.20 1Ingrid Souza - VC PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.