PM do Pará amplia acolhimento a vítimas em situação de vulnerabilidade

Imagem do WhatsApp de 2025 04 17 às 20.13.55 af0cd766

Com a implementação de novos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), a Polícia Militar do Pará fortalece o acolhimento a vítimas em situação de vulnerabilidade, garantindo respostas mais eficientes e humanizadas em ocorrências sensíveis.

“Foram 38 anos de agressões. Ele achou que ia continuar me prendendo, mas se enganou. Denunciei, consegui a medida protetiva e hoje me sinto mais segura. A presença da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar mudou a minha vida. Ainda passo por dificuldades, mas não aceito mais viver com medo. Acabou. É o fim de tantas agressões.”

O relato é de Dona Laura - nome fictício - de 58 anos, vítima de violência doméstica, atendida pela Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), da Polícia Militar do Pará. A atuação da corporação tem sido fundamental para garantir não apenas segurança, mas também acolhimento e acompanhamento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Patrulha Maria da Penha e o Programa Pró-Mulher integram as ações da Ciepas, que buscam oferecer um atendimento qualificado e humanizado, com foco em ocorrências sensíveis, como casos de violência doméstica e outras situações que exigem cuidado especializado por parte dos agentes de segurança pública.

Imagem do WhatsApp de 2025 04 17 às 20.13.56 6d86d8b9

De acordo com dados da Ciepas, apenas nos três primeiros meses de 2025, cerca de 1.300 atendimentos foram realizados, sendo 720 no Programa Pró-Mulher e 580 pela Patrulha Maria da Penha.

O comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, ressaltou a importância do atendimento diferenciado às populações vulneráveis.
“A Polícia Militar tem a missão de proteger, mas também de acolher. Quando uma vítima nos procura, ela precisa encontrar mais que segurança — precisa encontrar empatia, atenção e resposta eficaz. A Ciepas é a companhia que proporciona esse atendimento especializado à população,” afirmou o comandante.

Para que uma mulher seja incluída na Patrulha Maria da Penha, é necessário registrar a ocorrência na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e informar, no ato, o desejo de ser acompanhada pela patrulha. O delegado responsável faz os encaminhamentos legais até que o pedido chegue ao Tribunal de Justiça, que encaminha à PM. A partir daí, a equipe da patrulha insere a assistida no cronograma diário de visitas, garantindo proteção contínua e apoio durante o processo.

A comandante da Ciepas, major Rute Campos, destacou que a padronização dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) é essencial para qualificar ainda mais a atuação policial nesses contextos.

“Os POPs foram desenvolvidos para garantir a segurança de mulheres com medidas protetivas, atender ocorrências com adolescentes em conflito com a lei, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além dos acionamentos de urgência via aplicativo SOS Patrulha Maria da Penha.” explicou a major.

Segundo ela, a Polícia Militar está em fase de elaboração de novos POPs voltados ao atendimento de policiais militares em situação de violência doméstica e familiar, crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais, mulheres vítimas de violência sexual, comunidade LGBTQIAPN+, e intervenções em unidades socioeducativas.

“Esses protocolos garantem que o atendimento seja mais humanizado, eficiente e padronizado, respeitando as especificidades de cada grupo. É um passo importante para fortalecer a confiança da população na segurança pública e nos nossos agentes.” concluiu a major Rute.

Com essa proposta, a Polícia Militar do Pará reafirma seu compromisso com a defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade e com a construção de uma segurança pública mais justa, inclusiva e preparada para lidar com as complexas realidades enfrentadas por tantas vítimas no estado.

Imagem do WhatsApp de 2025 04 17 às 20.13.57 cd00900d

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.