FOTO: PMPA
Um dos crimes mais combatidos pelas autoridades é o tráfico de entorpecentes, por se tratar de uma prática ilícita que fomenta a prática de outros crimes cometidos por pessoas envolvidas com o tráfico e o consumo, como por exemplo, roubos, furtos, homicídios, latrocínios, entre outros. Instituições como a Polícia Militar do Pará desenvolvem diversas iniciativas para inibir o transporte e a comercialização de drogas tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
O reforço nas abordagens, o aumento da ostensividade militar nas ruas, rodovias, estradas e rios, parcerias com a comunidade estão entre as estratégias utilizadas pela PM para combater o tráfico de drogas. A utilização de forma conjunta de várias dessas ferramentas resultou na apreensão de uma quantidade considerável de entorpecentes durante uma abordagem realizada por militares do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), no distrito de Icoaraci, em Belém.
Os militares realizavam rondas quando receberam informações, de algumas pessoas que preferiram não se identificar, que um casal estaria fazendo a distribuição de entorpecentes em uma via do bairro Paracuri. Uma ação foi organizada para verificar a veracidade das denúncias. Durante o cerco duas pessoas, com as mesmas características repassadas nas denúncias, foram abordadas.
A dupla tentou fugir para uma área de mata, contudo foram detidos e durante a busca pessoal e averiguações no entorno da abordagem foi encontrada uma grande quantidade de entorpecentes. Dentro de uma casa abandonada, um terceiro envolvido também foi localizado com outros pacotes com entorpecentes. No total foram apreendidos 780 papelotes de pasta base de cocaína. Todo material apreendido foi encaminhado para a Seccional Urbana de Icoaraci, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.
O aumento da ostensividade policial e parceria com a comunidade tem apresentado resultados positivos nas ações de enfrentamento a criminalidade, principalmente nas apreensões de entorpecentes, evitando que a droga chegue ao seu usuário final e, consequentemente diminuindo as diversas mazelas sociais causadas pelo uso de entorpecentes.