PM finaliza habilitação dos primeiros convocados para o CFO e CFP

IMG 0080FOTO: ASCOM PMPA

Com um grande planejamento realizado para melhorar as questões relacionadas com a segurança pública no estado, o governo do Pará vem realizando ao longo da atual gestão volumosos investimentos para aparelhar todas as instituições que compõem o sistema de segurança estadual, seja com a aquisição de novos equipamentos, veículos e armamentos modernos, construção, reforma e adaptação de prédios para proporcionar melhores condições de trabalho para os seus agentes e investimentos em cursos e capacitações para melhorar cada vez mais o serviço que é oferecido para a população.

Outro fator muito importante para que os órgãos possam atuar de forma eficiente e que também está recebendo a atenção do executivo estadual e a contratação pessoal para que as instituições não tenham que atuar sobrecarregando seus agentes. Quanto a isso, o governo tem realizado diversos concursos públicos para o preenchimento de vagas nos diversos órgãos de segurança. Um desses concursos foi realizado para o preenchimento de vagas na Polícia Militar do Pará, o certame, iniciado em 2024, ofereceu vagas para o cargo de praça de oficial da Corporação. Coordenado pelo Cebraspe, o concurso teve o resultado definitivo publicado no dia 31 de março de 2025, no Diário Oficial do Estado (DOE), e a convocação para a admissão, matrícula e incorporação dos aprovados ocorreu no dia 4 de abril.

IMG 0144FOTO: ASCOM PMPA

A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Pessoal (DGP), encerrou na manhã desta quinta-feira (30), o processo de habilitação dos candidatos aprovados dentro do limite de vagas ofertadas no concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Polícia Militar do Pará. A habilitação que teve início no último dia 23, foi realizada nas dependências do no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças ‘’Coronel Moreira’’, no bairro do Souza, em Belém.

A Habilitação é o momento em que os aprovados no concurso e, em todas as fases posteriores que fazem parte do processo de admissão, entregam os documentos exigidos no edital que regulamenta o certame para a realização da matrícula nos referidos cursos. O processo teve início no último dia 23 com a matrícula dos aprovados no CFP e foi concluído hoje com a matrícula dos novos alunos do CFO. Nessa primeira etapa, foram convocados 1.100 candidatos aprovados no concurso, sendo 1.000 para o cargo de Praça e 100 para o cargo de Oficial.

IMG 0093FOTO: ASCOM PMPA

Dentre todas as fases de seleção do concurso, a habilitação e os cursos de formação são as únicas fases coordenadas pela Polícia Militar. O ato da matrícula é o primeiro momento em que os aprovados têm contato direto com a instituição. A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Pessoal (DGP), encerrou na manhã desta quinta-feira (30), o processo de habilitação dos candidatos aprovados dentro do limite de vagas ofertadas no concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Polícia Militar do Pará. O processo de habilitação foi realizado nas dependências do no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças ‘’Coronel Moreira’’, no bairro do Souza, em Belém.


O Tenente-Coronel Nelson, Chefe do DGP explica como funcionou o processo de matrícula que autoriza os aprovados no concurso a frequentar os cursos de formação, “Desde o dia 23 estamos conduzindo o processo de habilitação dos candidatos aprovados no concurso público do CFO e CFP. Essa é a última fase antes da incorporação e matrícula deles no curso de formação de praças e de oficial. Consiste na apresentação dos documentos exigidos no edital para fim de habilitação. A partir daí eles serão incorporados e matriculados no serviço efetivo da Polícia Militar e deverão frequentar o curso referido nos cursos de formação que estão previstos para iniciar no dia 4 de junho, explicou o oficial da PM.

IMG 0146FOTO: ASCOM PMPA

“O governo está cumprindo rigorosamente tudo que está previsto no edital. Essa foi a primeira convocação e ao longo dos próximos dois anos, que começaram a contar a partir da homologação do concurso, ou seja, iniciou no dia 31 de março deste ano. Então, nos próximos dois anos, o Estado vai chamar todos os aprovados. O que representa o maior concurso da história reforçando os investimentos e compromisso do governo do Estado com a área de segurança pública e com a polícia militar. No mês junho, inicia a formação com a aula inaugural no Mangueirinho. E a gente fica muito feliz de ver esse aumento do efetivo que vai nos permitir continuar reduzindo a criminalidade violenta, como a gente tem reduzido desde janeiro de 2019”, afirmou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.