FOTO: ASCOM PM
Nos últimos sete anos, a Polícia Militar do Pará vem aprimorando constantemente sua estrutura operacional, evidenciado pela aquisição frequente de novos equipamentos modernos e tecnológicos, que fortalecem a capacidade de resposta da Corporação perante os desafios da segurança pública. Além disso, a Instituição investe de forma contínua na qualificação da tropa, por meio de treinamentos, cursos de capacitação e atualização técnica, assegurando que os policiais estejam cada vez mais preparados para agir com eficiência, responsabilidade e respeito aos direitos dos cidadãos.
FOTO: ASCOM PM
Seguindo esse panorama, uma comissão da PMPA realizou, na última semana, uma viagem técnica à cidade de Kanpur, na Índia, visando a aquisição de novos equipamentos compatíveis para operações noturnas aos agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e demais unidades operacionais do Comando de Missões Especiais (CME). Entre os dispositivos avaliados pela comissão, citam-se equipamentos de visão noturna panorâmica, dispositivo monocular de visão noturna e mira termal.
A comissão foi chefiada pelo coronel Alves, comandante do Policiamento Regional V (CPR V), e contou com a chefe do Centro de Capacitação e Prevenção, tenente-coronel Lindiany; do comandante do 2º BPM, tenente-coronel Thiago, e a chefe de planejamento e orçamento, major Kátia. Os equipamentos auxiliarão as unidades de Missões Especiais em operações no combate noturno em ambientes abertos como ruas e passagens, bem como no adentramento em ambientes fechados, com baixa ou nenhuma luminosidade, que desfavorecem a atuação dos agentes, proporcionando, dessa forma, mais precisão para os operadores durante as ocorrências.
FOTO: ASCOM PM
Segundo o comandante do BOPE, major Rocha, “Os óculos de visão noturna são equipamentos modernos e essenciais para a unidade, os quais irão possibilitar os nossos operadores a atuarem de maneira potencializada, onde terão a habilidade de operar, sobretudo, à noite, essencial para operações noturnas do grupo de patrulhamento rural. Para o grupo de ações táticas especiais, que estão envolvidos nas ocorrências com reféns, entre outros distúrbios da área urbana, também poderão, em algum momento, utilizar esse equipamento em momentos que aconteçam à noite. Portanto, é um ganho fundamental para a PM. Além dos óculos de visão noturna, também iremos receber 100 miras holográficas, 100 magnificadores e 20 designadores. Um aporte de mais de 2,5 milhões de reais envolvendo o BOPE, permitindo a eficiência e técnica em cada operação policial”, enfatizou o major.
Para o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, “esta viagem técnica representa mais do que uma grande negociação internacional, ela simboliza um compromisso sólido com a modernização e segurança, garantindo a eficiência do nosso efetivo para, dessa forma, proporcionar um serviço de excelência à população paraense”, pontuou o gestor da Instituição.
“Nesta visita técnica, a gente teve uma noção in loco de como são fabricados diversos itens para o serviço policial, onde eu cito a produção de coletes balísticos, escudos, capacetes, binóculos de visão noturna, mira termal dentre outros. Presenciamos a qualidade na realização de cada equipamento, além de testarmos os dispositivos”, ressaltou o chefe da comissão, coronel Alves.
FOTO: ASCOM PM
Segundo a tenente-coronel Lindiany, “isso vem reforçar o cuidado que o comando da PM tem com a vida do policial militar. Isso traz, assim, uma visão diferenciada para a tropa em que ela vai observar o cuidado e o investimento que está sendo feito para com o policial, para salvarguardar a sua vida e que ele possa trabalhar com segurança nas áreas de mais difícil acesso e de vulnerabilidade. Além disso, ter a participação de duas oficiais mulheres nesta missão, reforça a importância do efetivo feminino em estar presente nas escolhas e nos investimentos para a Coroporação”, ressaltou.
O comandante do 2º BPM, tenente-coronel Thiago, afirmou que “essa tecnologia é referência no mundo quando se trata de equipamentos de visão noturna e termal, trazendo um diferencial para a tropa da Polícia Militar”. A major Kátia corroborou destacando que “representa um passo estratégico da nossa Corporação para o fortalecimento de nossas capacidades operacionais, principalmente para o BOPE, onde os novos equipamentos irão ser empregados de forma operacional”.
FOTO: ASCOM PM