Na manhã desta terça-feira (6), o Comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, presidiu o ato de passagem e assunção do Comando de Policiamento Regional VIII (CPR VIII), que está sediado no município de Altamira e é composto pelo 16º Batalhão (Altamira), 49º Batalhão (Uruará) e 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (Anapu), mas que também abrange outros municípios como Brasil Novo, Porto de Moz e Vitória do Xingu.
Responsável por planejar, supervisionar, coordenar, controlar, fiscalizar e executar as atividades de gestão e política de polícia ostensiva e preservação da ordem pública na Região Xingu, o Comando de Policiamento Regional VIII (CPR VIII), tem novo comandante, trata-se do Coronel Renato Morais, que substituiu o Coronel Barros.
Além de oficiais e praças da unidade e de autoridades civis e militares locais, quem também esteve presente na cerimônia de transmissão de comando, foi o prefeito de Altamira, Loredan Melo.
O Coronel Barros agradeceu a oportunidade por ter contribuído com a PMPA a frente do CPR VIII ao longo dos últimos dois anos. “Tive a grata oportunidade dada por Deus, através do nosso Comandante-geral de ter contribuído com minha instituição em uma unidade emblemática e estratégica e, além de tudo, finalizar minha carreira na PMPA em Altamira. Hoje posso rememorar um verso bíblico do apóstolo Paulo ‘Combati o bom combate, acabei minha carreira e guardei a fé’. Entro na Reserva Remunerada desejando sorte ao meu sucessor e pedindo à tropa do CPR VIII que continue trabalhando com dedicação e profissionalismo”, finalizou o oficial superior.
Desafios e melhorias
Além do aspecto populacional, o desafio do CPR VIII é ainda maior quando é levado em consideração o aspecto da dimensão territorial, ou seja, a área abrangida pela unidade. Altamira, inclusive, é considerada uma das maiores cidades do país nesse quesito, com 159.533,328 km² de área, de acordo com o IBGE.
“É com muito orgulho que posso relembrar que este município, que outrora esteve entre os mais perigosos do país, vive hoje uma nova realidade após conseguirmos diminuir os índices de violência e garantir paz e segurança para população, graças aos investimentos do Governo do Estado na área da segurança pública e ao trabalho incansável da nossa tropa”, frisou o Comandante-geral da PMPA.
As unidades operacionais tiveram a frota de viaturas completamente renovada. Ao todo, foram 43 novos veículos garantindo a renovação completa da frota de viaturas da região, reforçando a segurança pública, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais.
Prevenção
Além das operações preventivas e repressivas para coibir roubos, tráfico de drogas e outros crimes, o CPR VIII tem investido em outras estratégias de segurança pública como o Programa Educacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd) e do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), realizados com objetivo de atuar na prevenção da violência e da criminalidade nas escolas e transformá-las em um espaço seguro e acolhedor, de aprendizado e de convívio social.
Por fim, o Grupamento de Proteção Ativa (GPA) vem realizando visitas técnicas de prevenção e orientações sobre a temática da prevenção de drogas em escolas e associações de bairro do município de Altamira, por meio de uma abordagem proativa, concentrando esforços na educação e na conscientização sobre os perigos das drogas.
FOTO: PMPA