FOTO: PMPA
Com o objetivo de desenvolver o diálogo entre os jovens e adolescentes, voltado à prevenção da violência e da criminalidade, assim como o melhor desenvolvimento de valores essenciais à formação de cidadãos responsáveis e conscientes de que o bem-estar social é responsabilidade de todos, o programa foi criado em 2018 e em março de 2022 foi revisado, atualizado e publicado passando a institucionalizar e regular as ações sociais de caráter preventivo no âmbito da Polícia Militar do Estado.
Na manhã da última quinta-feira (8), o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) promoveu a cerimônia da aula inaugural do Programa PMzito, no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Breves. A iniciativa tem como objetivo aproximar a corporação das crianças e adolescentes da comunidade, promovendo valores como cidadania, disciplina, respeito e responsabilidade social. Em Breves, será a primeira vez que o PMzito será implementado, onde irá atender cerca de 48 alunos, com previsão de conclusão até o final do ano.
Na ocasião, o evento contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento Regional Xll, tenente-coronel Morais, policiais militares envolvidos no projeto, autoridades municipais, representantes da UFPA, além de pais e alunos participantes. Durante a cerimônia, foram apresentados os objetivos do PMzito, metodologias de trabalho e a importância da parceria entre a instituição policial e a comunidade escolar.
FOTO: PMPA
“O programa PMzito, criado pela PMPA, representa um compromisso com a formação cidadã das nossas crianças, somado com a construção de uma sociedade mais segura, justa e solidária. Nosso objetivo é estreitar os laços entre a Polícia Militar e a comunidade, promovendo valores como respeito, disciplina, cidadania e responsabilidade social desde a infância”, afirmou o tenente-coronel Morais, comandante do CPR XII.
O Programa será desenvolvido ao longo do ano letivo, com atividades educativas, culturais e esportivas voltadas para o público infantojuvenil, buscando contribuir com a formação de cidadãos conscientes e colaborativos. A malha curricular do Programa PMzito conta com as seguintes temáticas obrigatórias: Ética e Cidadania: valores cívicos, éticos e morais; Direitos Humanos Aplicados; Estatuto da Criança e do Adolescente; Prevenção ao uso de drogas; Noções básicas de primeiros socorros e prevenção em acidentes domésticos; Educação para o Trânsito; Educação Ambiental; Educação Física e Ordem Unida Aplicada. Além disso, caso haja necessidade, poderão ser acrescidas outras temáticas nos projetos sociais das unidades, levando em consideração o público, faixa etária, relevância contextual e realidade local, sem perder a finalidade do Programa.
“A região de Breves foi contemplada com este programa devido à alta vulnerabilidade social de crianças e adolescentes, mais precisamente com relação a situações envolvendo abuso e violência contra esses grupos vulneráveis. O PMzito demonstra um grande impacto positivo na segurança pública, onde, por meio de instruções voltadas para a formação cidadã destas crianças, torna possível reduzir significativamente o número de menores que possam vir a cometer algum ato infracional”, finalizou o 1º tenente Juvenilson, lotado no 9º BPM e monitor do Programa.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA