Teve início nesta segunda-feira (12), nas instalações da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Curso de Geoprocessamento com uso do software QGIS, voltado à capacitação técnica de 18 policiais militares ambientais da Polícia Militar do Pará. Os participantes são oriundos do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU).
FOTO: ASCOM PM
A qualificação, promovida em parceria com a UFRA, representa um avanço significativo na preparação do efetivo da PMPA para o enfrentamento de crimes ambientais, especialmente em um contexto de crescente pressão sobre os recursos naturais e à luz dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na agenda ambiental global.
Na manhã desta segunda-feira, foram ministrados os fundamentos teóricos da cartografia, abordando conceitos essenciais como a diferença entre mapa, carta e planta, além de dados geográficos, tipos de dados espaciais e a abordagem cartográfica. Já no período da tarde, foram tratados sobre métodos e técnicas de extração de dados, além da introdução aos Sistemas Geodésicos de Referência utilizados no Brasil e pela aplicação prática inicial no software QGIS.
FOTO: ASCOM PM
O curso tem como principal objetivo capacitar os policiais militares ambientais para o uso estratégico de ferramentas de geoprocessamento na fiscalização e monitoramento de áreas de interesse ambiental. A produção de mapas e cartas-imagens, por exemplo, passa a integrar o repertório técnico das ações operacionais, permitindo intervenções mais precisas, eficientes e com embasamento técnico-científico.
Para o Comando de Policiamento Ambiental da PMPA, essa formação reafirma o compromisso institucional com o aprimoramento técnico e intelectual da tropa, tornando-a cada vez mais preparada para atuar nos desafios contemporâneos da proteção ambiental. Essa preparação se torna ainda mais relevante diante da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para o final deste ano, em Belém. A expectativa é que o evento reúna líderes globais e especialistas de todo o mundo para discutir soluções sustentáveis e ações de mitigação às mudanças climáticas — e a PM do Pará, como força de segurança estadual, tem papel fundamental nesse contexto.
FOTO: ASCOM PM