Polícia Militar do Pará realiza programação em combate ao feminicídio

Uma rede de apoio que acolhe, orienta e transforma vidas. Esse foi o principal recado transmitido durante a palestra promovida pela Polícia Militar do Pará, nesta terça-feira (13), no auditório do Comando Geral da corporação, em Belém. A ação da Polícia Militar do Pará foi conduzida pela Sala de Atendimento à Mulher Policial Militar, com apoio do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAP), que atua de forma estratégica no acolhimento e na proteção de policiais militares, com foco especial nas mulheres vítimas de violência.

WhatsApp Image 2025 05 14 at 11.30.34FOTO PMPA

A atividade reuniu policiais femininas de diferentes postos e graduações e teve como tema o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente no contexto institucional. Comandada pela tenente-coronel Hélem Souza, assistente social e subchefe do CIAP, e pela major Merian Fomento, a palestra contou ainda com a presença da Coronel PM, Simone Franceska.

WhatsApp Image 2025 05 14 at 11.00.01FOTO PMPA

O encontro trouxe à tona reflexões profundas sobre a importância da denúncia e a valorização da escuta dentro da corporação. “Nosso primeiro objetivo foi mostrar que existem políticas públicas que dependem da notificação dessas mulheres. Quando o Estado não sabe o que acontece dentro dos lares, ele não consegue planejar ações eficazes”, destacou a tenente-coronel Hélen Souza. “A informação é essencial para que possamos fortalecer o enfrentamento à violência” explicou a subchefe Hélem.

WhatsApp Image 2025 05 14 at 11.30.32 1FOTO PMPA

Durante o evento, o público conheceu de forma detalhada o trabalho desenvolvido pelo CIAP. O Centro oferece atendimento multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e encaminhamento à apoio jurídico, atuando tanto em situações emergenciais quanto em acompanhamentos contínuos, com intuito de garantir às vítimas suporte integral para romper o ciclo de violência e reconstruir sua autonomia.

WhatsApp Image 2025 05 14 at 11.30.32FOTO PMPA

O impacto da palestra foi evidente entre as participantes. A terceira sargento Ruth Santana, convocada novamente à ativa, relatou ter se emocionado com o depoimento de uma colega que superou um relacionamento abusivo com o apoio da rede interna da PM. “Eu me emocionei, e não fui a única. Todos se emocionaram ao ouvir a história dessa colega. Foi gratificante estar aqui. Um depoimento que encoraja quem passar por violência doméstica, infelizmente qualquer mulher pode passar por uma violência doméstica”, contou a sargento.

A iniciativa da Sala de Atendimento à Mulher Policial Militar reforça o compromisso da Polícia Militar do Pará que visa garantir os direitos do efetivo policial militar feminino permitindo uma comunicação direta e eficaz com o Comando da corporação.

A Sala de Atendimento à Mulher Policial Feminina também disponibiliza informações desde que solicitadas, orientações, propostas, ações e projetos com uma perspectiva institucional, sempre focados na efetivação dos direitos da Mulher Militar, em consonância com as políticas e diretrizes da nossa Corporação. Em caso de atendimento, o canal de comunicação é o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

WhatsApp Image 2025 05 14 at 11.30.33FOTO PMPA

Atendimento psicológico – Todo policial militar, independentemente do gênero, pode acessar o atendimento psicológico oferecido pela Polícia Militar do Pará. O serviço é prestado pelo Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAP), de 09h às 16h e conta com uma equipe multidisciplinar preparada para acolher, orientar e acompanhar os militares em diferentes situações emocionais e psicossociais. O CIAP está localizado no Comando Geral da PMPA, na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém.

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.