Comitiva britânica visita PM do Pará para conhecer estratégias de segurança da COP30

Nesta terça-feira (13), uma comitiva vinda da Inglaterra esteve no Comando-Geral da Polícia Militar do Pará, em Belém, com o objetivo de conhecer as estratégias de gestão de segurança pública que estão sendo desenvolvidas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense, em novembro deste ano.

IMG 0313FOTO: PMPA

A COP30 será o maior evento climático da história da Amazônia e deverá reunir chefes de Estado, autoridades internacionais, lideranças indígenas, pesquisadores, ambientalistas e representantes da sociedade civil de diversos países, o que exige uma atuação integrada e altamente preparada das forças de segurança.

IMG 0227FOTO: PMPA

Durante o encontro, o Comandante-Geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, apresentou a estrutura organizacional da corporação, destacando o efetivo atual de aproximadamente 17 mil policiais militares, distribuídos em batalhões operacionais e unidades especializadas. O comandante também detalhou o planejamento para o período do evento, que inclui reforço no policiamento ostensivo, atuação estratégica em pontos sensíveis e ações preventivas com uso de tecnologia e inteligência policial.

IMG 0235FOTO: PMPA

As equipes estarão mobilizadas em diferentes processos de policiamento, como policiamento com motocicletas, cavalaria, viaturas, policiamento a pé e apoio das tropas especializadas. A estratégia será integrada a outros órgãos do sistema de segurança pública estadual e federal e da segurança privada credenciada.

IMG 0231 1FOTO: PMPA

“A gente recebeu hoje a delegação da embaixada da Inglaterra, inclusive com policiais ingleses que estarão aqui durante a COP fazendo a segurança dos cidadãos ingleses e dos diplomatas que virão participar da COP30. Já recebemos outras delegações de países como Dinamarca, França, Suécia e Suíça, preocupados com a questão da segurança. Quando mostramos todo o investimento que o governo do Estado tem feito desde janeiro de 2019, demonstramos que o Pará está em uma condição excepcional em termos de redução da criminalidade. Esse conjunto de ações foi preponderante para que o governo federal escolhesse Belém como sede da COP”, afirmou o coronel Dilson Júnior.

IMG 0223

O comandante ressaltou ainda que essa troca de experiências com representantes internacionais é fundamental para alinhar estratégias, aprimorar protocolos e reforçar a capacidade de resposta das forças de segurança. “É a preocupação natural de qualquer país que vai trazer seu chefe de governo. As forças de segurança precisam estar integradas e com metodologias compartilhadas para oferecer segurança total.”

O oficial da Polícia Metropolitana do Reino Unido, Paul Maginnis, que integrou a comitiva, afirmou que a visita teve como objetivo realizar um reconhecimento das estratégias de segurança, assegurando que as autoridades do Reino Unido que virão ao Brasil sejam atendidas a um padrão adequado. Ele elogiou a transparência e a qualidade das informações apresentadas pela PMPA. “A apresentação foi extremamente completa, clara e útil. Essa abertura ao diálogo nos deu grande confiança em trazer nossas autoridades para a COP30 em Belém”, concluiu o representante britânico.

IMG 0305 1FOTO: PMPA

A visita reforça a credibilidade internacional do planejamento de segurança conduzido pela Polícia Militar do Pará, consolidando a preparação do estado para sediar, com segurança e eficiência, o maior evento ambiental do mundo.

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.