A Polícia Militar do Pará realizou, nesta segunda-feira (24), o lançamento oficial da 4ª edição da Revista Científica e da 5ª edição do Anuário da Corporação, em cerimônia solene no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém. O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, e reuniu autoridades civis e militares, além de pesquisadores, oficiais e praças da instituição.
A Revista Científica da PMPA é um instrumento de valorização da produção acadêmica dentro da corporação, reunindo artigos de colaboradores dentro e fora da instituição que abordam temas relacionados à segurança pública, inovação e desafios operacionais no território paraense. A publicação reafirma o compromisso da PM com o aperfeiçoamento técnico-científico e a difusão do conhecimento.
Já o Anuário chega à sua quinta edição consolidado como um importante registro das principais ações, estatísticas e avanços institucionais da Corporação Bi-centenária ao longo do ano de 2024. A obra serve como ferramenta de transparência, prestação de contas e planejamento, destacando investimentos, operações, capacitações e indicadores de desempenho das tropas e dos agentes PM.
“Tudo que foi feito na segurança pública do Estado do Pará ficou registrado neste anuário para que a sociedade possa consultar e para que as futuras gerações possam verificar daqui a 10, 15, 20 anos a diminuição da criminalidade e da violência em todo o Pará”, frisou o Secretário de Segurança Pública Ualame Machado.
O evento também contou com homenagens aos autores e colaboradores das duas publicações, além da apresentação de alguns dos principais destaques editoriais da nova edição. A iniciativa reforça o papel da PMPA como instituição comprometida não apenas com a ordem pública, mas também com a formação, a ciência e a inovação.
“Foram catalogadas na 5ª edição deste anuário, algumas das inúmeras ações realizadas pela Polícia Militar ao longo do último ano. Da mesma forma, apresentamos à sociedade artigos e estudos científicos relacionados à temática da saúde e que foram elaborados por policiais militares e outros colaboradores, parceiros da nossa corporação”, explicou o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior.