A Ilha de Mosqueiro, um dos destinos turísticos mais movimentados do Pará, é um dos principais focos da Operação Verão 2025, deflagrada neste sábado (28) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com o objetivo de garantir tranquilidade para moradores e veranistas, a operação conta com efetivo reforçado da Polícia Militar, atuação integrada de diversos órgãos e fiscalização intensiva nas praias e vias da ilha.
Mais de 150 agentes de segurança estão empenhados diariamente apenas em Mosqueiro, com destaque para o forte contingente da Polícia Militar, que atua com viaturas, motocicletas, cavalaria e policiamento a pé, ampliando a presença ostensiva nas áreas de maior circulação. O reforço é visível nas praias, nos acessos à ilha e nos principais corredores turísticos.
FOTO: ASCOM PM
Durante o lançamento da operação, o comandante do 25º Batalhão da PMPA, Tenente Coronel, Alexandre. responsável pela área, destacou a importância da ação coordenada:
“É uma grata satisfação para nós, Polícia Militar, dar início à Operação Verão 2025. Contamos com a presença de vários órgãos de segurança pública, entre eles Guarda Municipal, Polícia Civil, Seap, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais. A operação começa hoje, 28 de junho, e vai até o dia 4 de agosto. Vamos realizar diversas ações, como Lei Seca, Paz no Trânsito, incursões, saturações, e também prestar apoio total aos veranistas que frequentam a bucólica ilha de Mosqueiro.”
FOTO: ASCOM PM
Para fortalecer a atuação no distrito, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) foi ativado e está operando na Av. 16 de Novembro com a Av. Beira-Mar, possibilitando o monitoramento em tempo real das câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos.
O espaço também serve para registro de boletins de ocorrência de menor gravidade e suporte às equipes em campo.
Moradora da ilha há mais de 30 anos, Lucicleide da Silva elogiou a presença constante da polícia.
FOTO: ASCOM PM
“A polícia tá sempre dando apoio, é muito bom. Sempre chamando atenção das pessoas pra terem cuidado. O policial tá ali dando uma volta, e isso faz a gente se sentir mais seguro. É importante”, relatou Lucicleide da Silva, moradora há 30 anos da Ilha de Mosqueiro.
Dona Mariuza Araújo, de 62 anos, que tem uma casa de veraneio em Mosqueiro, também destacou a tranquilidade trazida pela operação.
“Gosto muito de ficar com a minha família em frente à minha casa, e sempre passa viatura. Isso dá mais tranquilidade. A gente coloca uma música e consegue se divertir sem medo.”
Fiscalização intensiva e ações preventivas
Além do reforço no policiamento, a Operação Verão em Mosqueiro realiza fiscalização de ônibus no pórtico de entrada da ilha, com checagem de documentos e confirmação de que crianças e adolescentes estão acompanhados por responsáveis legais.
Nas praias, agentes monitoram o uso de linhas com cerol e a circulação de garrafas de vidro, que representam riscos aos banhistas. O Corpo de Bombeiros Militar atua com equipes de guarda-vidas, resgate e ações de identificação de crianças para evitar que se percam dos familiares.
FOTO: ASCOM PM
Tolerância zero e Lei Seca
A operação também atua com tolerância zero para irregularidades. Em parceria com as Polícias Civil e Militar, há fiscalização constante de bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais, verificando alvarás, prevenindo situações de risco envolvendo menores de idade e combatendo a importunação sexual.