FOTO: ASCOM PMPA
O Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar do Pará, concluiu, nesta segunda-feira (30), o I Curso de Condutor e Adestrador de Cães Farejadores de Explosivos. Com carga horária de 132 horas-aula, o curso teve como objetivo capacitar policiais militares e formar multiplicadores para atuar nas missões de varreduras e detecção de artefatos explosivos, seguindo as diretrizes do BAC.
Durante as duas semanas de formação, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, abordando disciplinas como Química Aplicada à Detecção de Explosivos, Fundamentos da Atividade Técnica Explosivista e Técnicas de Adestramento Canino Especializado.
Presente na solenidade de encerramento, o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, destacou a importância da formação diante da proximidade da COP 30, evento global sobre mudanças climáticas que será realizado em Belém, em novembro.
FOTO: ASCOM PMPA
“A primeira quinzena de novembro vai reunir aqui, na nossa capital, mais de 150 chefes de Estado. Estados com ideologias diversas, estarão representados. E toda a atenção é pouca quando falamos de prevenção a atentados terroristas. É uma realidade distante do nosso cotidiano, mas precisamos estar preparados. Esse curso vem em boa hora. Investir no Batalhão de Ações com Cães é sempre motivo de orgulho”, afirmou o comandante.
Entre os formandos, o sargento Yuri Calhari de Freitas, da Polícia Militar de Santa Catarina, celebrou a oportunidade de levar o conhecimento adquirido para o seu estado.
“Viemos em busca de conhecimento para implementar a atuação com cães farejadores de explosivos em Santa Catarina, onde ainda não há esse tipo de trabalho. Vamos repassar tudo para a nossa tropa e colocar em prática o que aprendemos aqui”, destacou.
A formatura também foi acompanhada por familiares dos concluintes. Emocionada, Keryllene Dias, esposa do 3 sargento Giovani Costa, um dos formandos, falou sobre o apoio da família ao longo da trajetória policial:
“Ele já fez vários cursos, e sempre estivemos juntos. São anos de dedicação à polícia, e eu fico muito feliz em vê-lo se formando em mais um. Estamos aqui para dar todo o suporte, sempre”, disse ela, acompanhada da filha do casal. “É a segunda formatura do papai que eu venho. Eu achei muito legal, gostei muito de tudo que aconteceu aqui. Estou muito orgulhosa dele!”, completou a filha, Kamilly Vitória.
FOTO: ASCOM PMPA
Comandante do BAC, tenente-coronel Salazar parabenizou os alunos e agradeceu a parceria: "Parabenizo os concluídos pela dedicação ao longo desses difíceis dias de curso, longe da família, para buscar essa qualificação profissional. Gostaria de agradecer Agradecemos também aos instrutores, os instrutores da Polícia Militar do Pará, os técnicos-explosivistas do POP, bem como os colaboradores de fora, aqui eu gostaria de agradecer na pessoa do Subterrâneo de Roche da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que se encontra aqui, colaboradores que se dedicaram para reforçar o conhecimento mais atualizado sobre o assunto e contribuir para a encerramento desse curso.
Estrutura - O coronel também reforçou os avanços estruturais no BAC, como a criação da primeira maternidade canina da Região Norte. Segundo ele, a unidade realiza reprodução assistida e já tem filhotes em treinamento e em atuação em áreas estratégicas.
“Hoje temos veterinários especializados em reprodução animal. Nosso canil é referência. Na Base Fluvial de Óbidos, por exemplo, os cães atuam 24 horas farejando drogas nas embarcações que vêm dos países andinos. Agora, com essa nova especialização, eles também vão atuar na detecção de explosivos”, pontuou.
FOTO: ASCOM PMPA
Investimento O curso teve um investimento de R$ 14.570,92 e reforça o compromisso da segurança pública do Pará com a qualificação técnica dos seus efetivos e a preparação para eventos de grande porte. A capacitação reuniu 30 militares, entre eles 21 policiais militares do Pará, além de representantes dos estados do Maranhão, Amapá, Santa Catarina e da Marinha do Brasil.
O curso foi supervisionado pelo tenente-coronel Salazar, comandante do BAC, e contou com uma equipe especializada de instrutores de diversos estados e instituições, incluindo o Subtenente Fabiano Marcelo da Silva Rocha (PMERJ), o Suboficial Marcone Otávio José da Silva (Marinha do Brasil) e o Professor Doutor Daniel Luiz Rodrigues da Anunciação.