Com o objetivo de fortalecer entre crianças e adolescentes, as ações voltadas à prevenção da violência e da criminalidade, assim como desenvolver, entre eles, valores essenciais à formação de cidadãos responsáveis e conscientes de que o bem-estar social é responsabilidade de todos, o comando da Polícia Militar do Pará tem incentivado a expansão do programa PMZITO, nas unidades operacionais. Seguindo as diretrizes da corporação, o 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), criou, em abril de 2025, uma célula do programa para atender jovens dos bairros que fazem parte de sua área de circunscrição. Na manhã desta quinta-feira (03), 48 crianças e adolescentes que integram o programa participaram de uma visita ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Acompanhados de instrutores do 6º BPM e policiais militares do BPA, os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma trilha dentro do Parque de Proteção Ambiental do Utinga, onde participaram de instruções relativas à sobrevivência na selva e prevenção a acidentes com animais peçonhentos. O evento marcou a cerimônia de “troca de pele”, que no linguajar militar representa o momento em que os alunos começam a utilizar o uniforme oficial do programa.Também estiveram presentes na solenidade o Comandante do CRPM, Coronel Wilson, o Diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar, Tenente-Coronel Francisco, o Comandante do 6º BPM, Major Santos, além de familiares dos alunos.
Jovens de diversos bairros participam do projeto, entre eles o aluno Renan Lucas da Silva Oliveira que reside no município de Marituba, ele afirma que o PMZITO afeta positivamente o comportamento dos jovens. “O programa ajuda muitas pessoas a mudarem o seu comportamento. Eu mesmo sei que na minha turma tem alguns alunos que se comportam mal e após integrar o projeto estão melhorando tanto na escola como também em suas casas”.
Opinião reforçada pela aluna Maria Clara, moradora do bairro 40 Horas. “O programa mudou a minha vida, muitas vezes eu era desobediente com a minha mãe, respondia bastante ela, e depois que eu entrei no programa, isso aprendi a importância do respeito aos mais velhos. Também percebi que minhas amigas passaram a se comportar de outra forma após o início do projeto”.
Entre os participantes da cerimônia de “troca de pele”, estava a dona de casa Elisane Rosa, ela reside no bairro Distrito Industrial e tem dois filhos inscritos no programa, ela afirma que apesar do pouco tempo no curso já pode notar uma grande diferença no comportamento de seus filhos. “São apenas três meses de curso, contudo o resultado é perceptível. Eles têm melhorado na escola e, principalmente, no comportamento em casa. Eu percebo também que por conta do acompanhamento, eles têm evoluído na coordenação motora, hábitos alimentares. O programa influencia positivamente desde as coisas mais simples dentro da escola e dentro de casa”.
O Comandante do 6º BPM, Major Santos, explica como se deu a implantação do programa na unidade. “No início do ano, recebemos a visita de uma equipe do DPCDH que nos apresentou o programa PMZito, como o 6º BPM contava com cinco militares capacitados para atuar como monitores do projeto, resolvemos buscar parcerias para a implementação do programa. no dia 1º de abril, iniciamos as atividades centralizando as ações nas instalações da usina da paz do Icuí-Guajará, com isso conseguimos atrair alunos de várias escolas da região e de diversos bairros, incluindo crianças de bairros localizados fora da nossa circunscrição. Hoje estamos com 43 alunos participando desta solenidade que marca a passagem para outro estágio do programa, simbolizada pela entrega dos uniformes do PMZITO”
“Quem está de fora dificilmente consegue perceber quão grande é a dimensão que o PMZITO pode atingir na vida das pessoas, o lema do programa que o prevenir é proteger, vem se fazendo de fato uma realidade, a partir do momento que observamos que esse enfrentamento, a criminalidade, a violência, ele pode ser feito ainda na base. A PM saindo um pouco do seu dever constitucional, abraçando mais essa missão amparada pelo potencial que cada militar tem, que cada homem de farda representa perante a sociedade, pela confiança e credibilidade perante a sociedade faz com que esse programa seja um sucesso”, definiu o Coronel Wilson, Comandante do CPRM.
O programa PMZITO representa uma das iniciativas estratégicas oferecidas pela corporação, no que diz respeito à ordem pública e ao enfrentamento da criminalidade, por meio de ações sociais preventivas, que envolve a prevenção, a educação e a conscientização dos diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade demonstrando que cada um pode corroborar para a instituição de uma sociedade mais igualitária.
Ressalta-se que todo o processo educacional e de mudança de comportamento é desenvolvido por policiais militares, todos capacitados no curso de monitores PMZITO, que aplicam de forma pedagógica conhecimentos como cidadania, valores cívicos, éticos e morais, direitos humanos aplicados, prevenção ao uso de drogas, noções básicas de primeiros socorros e prevenção em acidentes domésticos, além de educação para o trânsito, educação ambiental, entre outros.