A Polícia Militar do Estado do Pará, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), realizou nesta quinta-feira (10), a quinta etapa de simulação de ocorrência crítica desde o início da série de treinamentos intensivos iniciados em maio deste ano. Desta vez, o cenário escolhido foi o Boulevard Shopping, em Belém, onde foi encenada uma situação de tentativa de auto extermínio.
FOTO: ASCOM PM
A simulação integra o plano estratégico de qualificação da tropa com foco em três eixos fundamentais: preparo técnico, psicológico e tático, com abordagem centrada na preservação da vida e no atendimento humanizado.
“A realização de simulações envolvendo situações críticas, como o atendimento de uma tentativa de suicídio, é de extrema importância para o preparo técnico, psicológico e tático das nossas equipes especializadas, que precisam atuar com precisão e sensibilidade em cenários de alto risco”, afirmou o Comandante de Missões Especiais, Coronel Mariúba.
FOTO: ASCOM PM
Na oportunidade, a PM também realizou uma capacitação prática com agentes de segurança privada do estabelecimento. O treinamento integrou o Projeto Pedagógico Formativo (PPF).
Durante o treinamento, os policiais simularam o atendimento a uma ocorrência envolvendo um indivíduo, portando arma de fogo e ameaçando tirar a própria vida e a de terceiros. A negociação foi utilizada como principal ferramenta de intervenção, exigindo do operador policial empatia, domínio emocional e conhecimento técnico para garantir um desfecho seguro, sem vítimas.
FOTO: ASCOM PM
Além das equipes do BOPE, participaram da ação o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), a equipe de negociação da PMPA, o Batalhão ROTAM, o 2º BPM, representando o policiamento ostensivo, o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, além de representantes da segurança privada do shopping.
“O trabalho conjunto é fundamental. Treinamentos como esse permitem que as equipes desenvolvam não apenas suas habilidades técnicas, mas também o controle emocional necessário para atuar sob forte pressão. É isso que garante uma atuação segura, eficaz e humanizada”, completou o Major Rocha, comandante do BOPE.
FOTO: ASCOM PM
Cronogramas - A ação faz parte de um cronograma de seis simulações planejadas para diversos cenários. As anteriores incluíram:
* Assalto com refém (Pátio Belém),
* Surto psicótico (Shopping Castanheira),
* Manifestação social (Shopping Metrópole),
* Agressor ativo (Parque Shopping).
FOTO: ASCOM PM
A última simulação está prevista para agosto, no Shopping Bosque Grão-Pará, com um cenário envolvendo ameaça de artefato explosivo.