A Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue mobilizando forças policiais em 50 localidades estratégicas do estado do Pará, com foco na segurança dos veranistas e moradores durante o mês de julho, período de intensa movimentação turística.
FOTO: PMPA
Nesse contexto, a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações, vai empregar ao longo de todo o período, mais de 7 mil homens e mulheres para intensificar as ações ostensivas e coibir roubos, furtos e outros crimes, garantindo a preservação da ordem pública e a paz social.
FOTO: PMPA
No município de Barcarena, um dos destinos mais procurados do verão paraense por suas praias e balneários, o 14º Batalhão da Polícia Militar (14° BPM) já atua com reforços deslocados da capital. Segundo o comandante da unidade, Tenente-Coronel Costa, o policiamento está sendo intensificado especialmente nas praias do Caripi e Trambioca, que atraem grande fluxo de visitantes aos finais de semana.
"As praias de Barcarena recebem milhares de pessoas nesta época. Por isso, estamos empregando reforço de efetivo vindo de Belém, com patrulhamento a pé, desde as primeiras horas do dia até meia-noite, e motorizado, além do policiamento fluvial com suporte de uma lancha para garantir a segurança também nas áreas de acesso por rios", explicou o comandante.
FOTO: PMPA
Mais segurança em grandes eventos
A PMPA, em conjunto com Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Detran, Vigilância Sanitária e outros órgãos de fiscalização estaduais e municipais, vai dar suporte a uma barreira sanitária, que será instalada pela Prefeitura Municipal na entrada da praia do Caripi que - segundo a major Janete, subcomandante do 14° BPM - deve receber cerca 15 mil pessoas a cada fim de semana.
FOTO: PMPA
Todo o planejamento estratégico foi alinhado com antecedência para definir funções, garantir ordenamento urbano e prevenir acidentes nos dois últimos fins de semana, momento em que a cidade de Barcarena vai promover grandes eventos com atrações regionais como as aparelhagens Carabao e Lendário Rubi; e nacionais como o grupo de axé É o Tchan e cantores renomados da música brasileira como Diogo Nogueira e Péricles.
FOTO: PMPA