FOTO: PMPA
A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), tem orientado as unidades operacionais da capital e do interior a intensificar ações de combate à criminalidade, principalmente ao tráfico de drogas, ação criminosa que fomenta a prática de outros delitos como furtos, roubos e homicídios.
Uma das unidades que seguem o planejamento da Corporação é o 23º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no município de Parauapebas. Para o comandante da unidade tenente-coronel Aquino afirma que o apoio dispensado pela DGO é fundamental para o êxito das ações planejadas pelo 23º BPM, “Seguindo o planejamento geral da PM, o 23º BPM realiza, de forma contínua, ações de combate ao tráfico de drogas, intensificamos, por meio de rondas ostensivas, operações de saturação e abordagens a transeuntes e veículos.
Um exemplo da efetividade das ações ocorreu no início da madrugada desta terça-feira (30), quando militares realizavam rondas na rua C3 do bairro Tropical e ao se aproximarem de um bar perceberam que um homem tentou sair rapidamente do local ao perceber a aproximação dos agentes. Durante a abordagem foram apreendidos oito papelotes de maconha, pesando aproximadamente 18 gramas e 12 papelotes de crack, pesando aproximadamente 10,8 gramas e R$ 24. O detido foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil, onde o fato foi apresentado para a autoridade policial de plantão.
O comandante do 23º BPM também ressalta que os investimentos realizados pela instituição possibilitam que a unidade possa planejar tanto ações repressivas quanto preventivas em todas as áreas do município, “Podemos destacar que os amplos investimentos realizados em infraestrutura, novos armamentos e equipamentos tem nos ajudado muito a intensificar as ações preventivas mas também da implementação de ações de prevenção primária como Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), que atua com excelência na aproximação com a sociedade e o atendimento imediato de denúncias anônimas realizadas pela comunidade. Reforçamos que, assim como em todas as regiões do estado, aqui em Parauapebas, a PM não irá medir esforços para garantir a segurança da população e reduzir os índices de criminalidade”.