PM celebra mais um mês de redução histórica nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)

IMG 0276FOTO: ASCOM PMPA

O estado do Pará concluiu mais um mês com a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O mês de julho de 2025 se destacou como o melhor julho de toda a série histórica, que vem sendo contabilizada desde 2010.

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 1º, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

IMG 0652FOTO: ASCOM PMPA

Segundo os números, julho de 2025 teve a melhor performance desde o início da série, perdendo apenas para fevereiro deste ano, que teve o melhor desempenho. Comparado a julho de 2016, que registrou o pior índice da série histórica do mês de julho, quando foram registrados 306 casos, houve uma redução de 57,19%, o que representa vidas preservadas e é a principal análise a ser feita.

O comandante geral, coronel Dilson Júnior, comentou sobre o trabalho realizado pela corporação para reduzir a criminalidade mês a mês: "Estamos celebrando mais um grande marco para a história da segurança pública no estado. O mês de julho é o melhor mês de julho de toda a série histórica na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), registrada desde 2010. Esse resultado representa a materialização dos investimentos realizados pelo governo do estado em infraestrutura, novos veículos, armamentos modernos e, principalmente, na capacitação de nossos agentes. Isso garante uma maior presença da Polícia Militar nas ruas, por meio de ações preventivas e repressivas. Esta ostensividade policial tem sido fundamental para a efetividade do combate à criminalidade e, consequentemente, para a redução desses índices."

IMG 0037FOTO: ASCOM PMPA

Esses resultados refletem o êxito das políticas de segurança pública implementadas pelo governo do estado. No que diz respeito à Polícia Militar, estratégias pontuais e contínuas, que incluem grandes ações e operações diárias, como a Polícia Mais Forte, Madrugada da Paz, Escola Segura e a Operação Veraneio, fortalecem a sensação de segurança por meio do reforço na ostensividade policial. Abordagens e ações de fiscalização, como a Operação Tolerância Zero e ostensivas como a Operação Contra Turno, demonstram um amplo acesso à segurança pública, além da atuação da PM no trânsito, que passou a operar por meio de convênio com a Prefeitura de Belém, com o objetivo de gerir operações de policiamento no trânsito, realizando ações de conscientização, controle e fiscalização para garantir a segurança viária.

1000309731FOTO: ASCOM PMPA

Além disso, a instituição também atua com programas sociais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o programa PMZITO e a Supervisão Militar Educacional (Sume). Participa ainda de projetos governamentais, como a Usina da Paz (UsiPaz), que oferece serviços sociais à comunidade mais carente, além de operações integradas com outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense.

A significativa redução nos índices de CVLI no Pará é resultado de um planejamento estratégico e de investimentos em segurança pública. A continuidade dessas ações e a colaboração entre diferentes esferas do governo e a população são essenciais para manter a trajetória de redução da violência no estado, refletindo diretamente na qualidade de vida dos paraenses.

IMG 1022FOTO: ASCOM PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.