Responsável pelo policiamento no município de Parauapebas, localizado na região sudeste do estado, o 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) tem intensificado as operações para coibir práticas delituosas na região. As ações visam evitar roubos, furtos, homicídios, latrocínios e, principalmente, combater o tráfico de entorpecentes tanto nas áreas urbanas quanto na zona rural do município.
Para potencializar os resultados das operações, a unidade operacional da PM, tem implementado diversas iniciativas, entre elas o reforço direcionado da ostensividade policial nas ruas, a intensificação de incursões, barreiras e abordagens a veículos e pessoas nas principais vias do município. Além disso, o comando da unidade orientou seus agentes a realizar ações que aproximem o efetivo da unidade com a comunidade do município.
Uma das ferramentas utilizadas para aproximar a corporação da sociedade foi a criação, no município, do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA). No contexto preventivo, a Corporação utiliza o policiamento de proximidade, visando aplicar os planos de trabalho das unidades operacionais na região metropolitana e interior do Estado. Na tarde desta terça-feira (19), enquanto realizava policiamento de proximidade no bairro Vale do Sol, a equipe do GPA recebeu informações que um morador da rua estaria utilizando a residência como ponto de tráfico de drogas.
Os agentes se deslocaram até o endereço indicado e conseguiram encontrar um suspeito com as mesmas características físicas repassadas na denúncia. Ao notar a aproximação dos agentes, o homem arremessou uma sacola plástica sobre o telhado da casa. Durante as buscas foram encontrados 574 gramas e maconha, uma balança de precisão.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
Em outra ação, também realizada pela equipe do GPA, nesta terça-feira (20), após receber informações sobre a possível presença de um casal de traficantes de entorpecentes que estaria residindo em um kitnet na rua D. Pedro II, bairro Primavera, e utilizando a residência para revender drogas, os militares organizaram um cerco e conseguiram localizar a dupla próximo ao endereço citado.
Durante a abordagem aos suspeitos, os agentes conseguiram localizar 1.574 Kg de maconha, 109 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Nos dois casos os suspeitos foram conduzidos, juntamente com todo material apreendido para a delegacia da Polícia Civil de Parauapebas, onde o caso foi apresentado para a autoridade policial de plantão.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA