FOTO: PMPA
No último sábado (23), alunos do projeto PMZITO do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em parceria com o Instituto Hélio Mourão, participaram de uma ação de educação ambiental no Bosque Rodrigues Alves, que é um Jardim Zoobotânico situado em Belém. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e aproximar a comunidade do trabalho realizado pelos órgãos de proteção à natureza.
FOTO: PMPA
Durante a atividade, os participantes conheceram de perto a atuação do Batalhão Ambiental, que tem como missão prevenir, combater e reprimir crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, a caça e pesca predatória, a poluição, o tráfico de animais silvestres e atuar em ações de educação ambiental.
FOTO: PMPA
A programação incluiu a exposição de animais taxidermizados da fauna amazônica, permitindo que o público observasse a diversidade e a riqueza das espécies da região. Um dos momentos mais marcantes foi a interação com serpentes, proporcionando aos visitantes uma experiência prática e educativa sobre esses animais.
Encerrando a ação, foram distribuídas mudas de plantas aos frequentadores do Bosque, incentivando o plantio e o cuidado com o meio ambiente.
FOTO: PMPA
Programa PMZITO
Sendo criado e institucionalizado pela Polícia Militar em 2021, o Programa PMzito, que possui características de prevenção primária e constitui-se atividade-fim da corporação, foi criado e institucionalizado visando desenvolver uma relação educativa com as crianças e adolescentes, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento à criminalidade e à violência.
O programa acompanha alunos de escolas parceiras que corroboram com a formação cidadã, inclusão social, fortalecimento das práticas de Polícia de Proximidade, e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de cidadania, além de proporcionar atividades complementares que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo dos participantes.
No presente ano, 2025, o programa atende 1.409 crianças e adolescentes nas 20 unidades ativas por várias regiões do Estado do Pará.
FOTO: PMPA