FOTO: PMPA
Uma operação realizada pela Polícia Militar resultou na apreensão de 46 metros cúbicos de madeira serrada do tipo deck, em um porto localizado na avenida Bernardo Sayão, em Belém. A ação foi desencadeada após o recebimento de denúncia encaminhada ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA), na última sexta-feira (31).
Com base nas informações recebidas, a equipe se deslocou até o local e encontrou indícios de que uma embarcação transportava madeira com documentação ambiental e fiscal supostamente irregular.
No porto, os militares identificaram a embarcação suspeita e estabeleceram contato com o supervisor da empresa responsável pela operação portuária.
Durante a abordagem, foi informado que a carga pertencia a dois homens, que apresentaram a documentação referente ao transporte. Após análise, a equipe constatou diversos erros em campos obrigatórios, o que tornou os documentos inválidos.
FOTO: PMPA
O comandante do CPA, coronel Orlandino, destacou a importância das denúncias anônimas no enfrentamento aos crimes ambientais:
“As denúncias são fundamentais para que possamos enfrentar e combater as ilegalidades que afetam o meio ambiente. A participação da população é essencial, qualquer pessoa pode e deve denunciar práticas suspeitas. Um dos nossos canais de denúncias é o 181, o denunciante nem precisa se identificar, ou o 190, no caso de se identificar”, explicou.
Sanções
Os 46 m³ de madeira apreendidos foram carregados em uma carreta e dois caminhões truck, totalizando 26 lotes. Diante da irregularidade, foram lavrados dois autos de infração, que somam R$ 19.320,00 (dezenove mil, trezentos e vinte reais) em multas. A carga ficará sob a guarda da Polícia Militar no Batalhão Ambiental responsável.
Além das sanções administrativas, os proprietários foram conduzidos à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), onde permanecem à disposição das autoridades para os procedimentos legais na esfera criminal.
A comandante do Batalhão Ambiental, major Rosa, reforçou o papel da instituição no combate a esse tipo de crime:
“A ação reforça o compromisso da Polícia Militar no combate aos crimes ambientais e na preservação dos recursos naturais do Estado. Estamos prontos para atuar de forma efetiva para proteger nossa fauna e flora”, destacou.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA