A Polícia Militar do Pará, por meio da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), tem incentivado e apoiado suas unidades operacionais e administrativas tanto da Região Metropolitana quanto do interior do estado a implementar, em suas respectivas sedes, o programa PMZito. Seguindo as orientações do Alto Comando da corporação, batalhões localizados em diversos municípios paraenses já formalizaram o seu programa e estão atuando em prol da educação de crianças e adolescentes residentes em suas áreas de circunscrições.
O Programa PMZito foi institucionalizado pela Polícia Militar no ano de 2021, a partir de então ele recepciona todos os projetos institucionais da coordenados por unidades da PM com objetivo de unificar e fortalecer alternativas consideradas estratégicas, no que diz respeito à ordem pública e ao enfrentamento da criminalidade, por meio de ações sociais preventivas, que envolvem a prevenção, a educação e a conscientização dos diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade acerca da importância e da responsabilidade que cada um possui para a criação de uma sociedade mais igualitária.
Municípios como Altamira, Ananindeua Belém, Breves, Salinópolis, Soure, Marabá, entre outros espalhados por todo o estado já contam com ações do programa. Com o uso de diversas ferramentas como ações educacionais que englobam atividades educativas, sociais, culturais, desportivas com o foco na formação cívica, ética dos alunos para contribuir no combate à criminalidade e violência e na redução da vulnerabilidade juvenil e fortalecendo os laços entre a polícia e a comunidade.
Dois grandes exemplos da efetividade do programa foram registrados no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e na Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu). Os alunos do projeto PMZito das unidades vinculadas ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA) participaram de duas ações envolvendo meio ambiente e esportes.
Blitz de Educação Ambiental
Na manhã do último sábado (30), hoje, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), participou do Rolê Ambiental, uma ação itinerante que visa conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente. Durante a atividade, foram distribuídos adesivos educativos e mudas de plantas nativas, com intuito de levar mensagens de preservação ambiental e cidadania a motoristas e pedestres que transitavam pela feira do Ver-o-Peso, em Belém.
Além da PM, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) entre outros órgãos também participaram da ação. Nesta edição o evento teve a participação do Projeto PMZito do BPA. A presença dos alunos na ação visa reforçar a importância da educação ambiental para crianças e jovens, além de demonstrar que todos podem contribuir com a preservação do meio ambiente.
Circuito Paraense de Wrestling 2025
Em outra ação, desta vez coordenada pela CIPFlu, alunos do projeto PMZito da unidade que residem na ilha de Cotijuba, acompanhados dos instrutores, participaram do Circuito Paraense de Wrestling 2025, realizado, no último sábado (30), na Usina da Paz do bairro do Bengui, em Belém, conquistando importantes resultados e representando com destaque a Polícia Militar e o Programa PMZito.
Os alunos Isaac Muniz, Davi Gabriel e Davi Possamai Amorim conquistaram a medalha de ouro em suas em suas categorias. Enquanto Ivo Sarges do Espírito Santo e Salomão Menezes dos Santos foram vice-campeões. Com o desenvolvimento da prática esportiva, os alunos conseguiram com muito esforço, disciplina, dedicação e apoio dos instrutores melhorar, consideravelmente, o seu condicionamento físico e hoje, além de conquistarem medalhas, também se tornaram um exemplo de superação e transformação de vida para todos.
Com a união de esforços, entre entidades públicas e privadas, a Polícia Militar e suas unidades subordinadas, reafirma seu papel como agente de transformação social, promovendo educação, segurança pública e conscientização ambiental, incentivando atitudes responsáveis que impactam positivamente a cidade e a natureza. Entre os parceiros destaca-se a participação do Instituto Hélio Mourão, que por meio de sua presidente, a senhora Julita Tófalo e Sue Mourão, Secretária Executiva de Cultura de Paz em Belém tem contribuído significativamente para o êxito das ações do Programa.
“O Instituto Hélio Mourão tem muita honra em contribuir com o Programa PMZito, seja com apoio logístico ou atuando como mediadores para que essas crianças acessem políticas públicas. Percebemos que o programa tem um alcance imenso. Através dele, a PM consegue trabalhar com crianças jovens e adultos e conseguimos diminuir conflitos, fazer com que essas crianças sejam mais disciplinadas, fazer com que cultivem a boa convivência, que consigam ter empatia, que consigam aprender a importância sobre a educação ambiental, sobre conhecer os seus direitos através do ECA, conhecer direitos humanos. Também aprendem sobre o atendimento pré-hospitalar, em casos de acidentes domésticos, aqui eles aprendem muitas coisas importantes para a sua formação, para que possam se tornar grandes cidadãs”, explicou a representante do Instituto Hélio Mourão Sue Mourão.