Na manhã desta terça-feira, 2, os alunos do programa PMZITO do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional XII (CPR-XII), participaram de uma palestra promovida pelo Conselho Tutelar. O evento abordou os direitos das crianças e adolescentes, conforme estipulado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O conhecimento adquirido durante a palestra é fundamental para aprimorar a formação cidadã do público infanto-juvenil. Após a atividade, houve uma comemoração em homenagem aos alunos que aniversariaram no mês de agosto. Em seguida, os participantes do projeto social participaram de um treinamento para o desfile do 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil.
FOTO: PMPA
O programa PMZITO visa desenvolver o diálogo entre jovens e adolescentes, focando na prevenção da violência e da criminalidade, além de promover valores essenciais para a formação de cidadãos responsáveis. As ações do programa são planejadas com base nos impactos comportamentais que se espera causar nos alunos. Os resultados almejados incluem a redução do número de atendimentos a menores em situação de vulnerabilidade relacionada ao uso de drogas, a diminuição das apreensões de menores infratores na região, o fortalecimento dos laços familiares e o desenvolvimento de valores cívicos, éticos e morais.
Ao investir na educação e na conscientização das crianças e adolescentes, o programa PMZITO se propõe a contribuir significativamente para o desenvolvimento dos alunos, promovendo a ideia de que a preservação da infância e juventude é uma responsabilidade compartilhada. A iniciativa não apenas busca proteger os jovens, mas também fornecer orientações e ensinamentos para que eles se tornem agentes de mudança em suas comunidades.
O tenente-coronel Morais, comandante do CPR-XII, comentou sobre o programa: “O projeto social PMZITO foi efetivado no dia 8 de maio de 2025 pelo 9° BPM, pertencente ao CPR-XII, na cidade de Breves, no Marajó Ocidental. O projeto, que visa à formação cidadã de crianças e adolescentes, oportuniza aos 47 alunos de diversas escolas do município de Breves, com idades entre 10 e 15 anos, diversas atividades e disciplinas, como Ordem Unida, Educação Física, Primeiros Socorros, entre outras, com o objetivo de desenvolver nesses jovens o espírito de corpo, a ética e o respeito ao próximo, além de outros aprendizados.“
FOTO: PMPA