FOTO: ASCOM PMPA
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), a cerimônia de passagem da função de comandante do Comando de Missões Especiais (CME), o evento foi realizado no auditório da sede do CME, em Belém. Em rito militar presidido pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Neves, o antigo comandante do CME, Coronel Mariúba, repassou ao coronel Vilhena o comando da unidade que reúne as tropas especiais da PM.
FOTO: ASCOM PMPA
O CME, atua em todo Estado e tem como característica o emprego de tropa especializada para a realização de missões que necessitem operar em segundo e terceiro esforço, onde cada Unidade subordinada possui uma especificidade de atuação, somando esforços com objetivo de combater a criminalidade violenta e o crime organizado, por meio de uma força de manobra coordenada pelo CME.
FOTO: ASCOM PMPA
Constituído pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Batalhão Especial Penitenciário (BEP) e pelas Companhias Independentes de Missões Especiais (CIME), O CME, por meio de suas unidades vinculadas desempenha um papel de fundamental importância nas políticas de segurança públicas implementadas pelo governo estadual.
A efetividade das ações do CME podem ser explicitadas nos excelentes resultados obtidos pela segurança pública estadual como dois anos sem roubos a bancos no estado, tentativas de fugas de complexos penitenciários frustradas, crimes com tomadas de reféns com final bem sucedido, entre outras atividades criminosas que apresentaram redução nos registros de ocorrência. Além disso, as unidades do CME têm participado de grandes apreensões de entorpecentes nas estradas e rios em todo território paraense.
FOTO: ASCOM PMPA
Em suas palavras, o novo comandante do CME ressaltou a importância do CME para a segurança pública do estado e agradeceu ao coronel Neves a oportunidade de comandar a unidade. “Reconheço a imensa responsabilidade que recebo ao assumir o comando do CME, contudo sei do empenho que esta tropa demonstra em suas atividades e por isso tenho certeza do sucesso da missão. Gostaria ainda de agradecer ao comandante-Geral pela oportunidade de desempenhar tão importante missão”.
Escolhido para comandar o Departamento Geral de Operações (DGO), o coronel Mariúba, aproveitou a oportunidade para se despedir, agradecer e parabenizar a tropa do CME: “Neste momento de despedida gostaria de parabenizar pela excelência das ações realizadas por todas as unidades que compõem o CME. Aproveito para agradecer por todo apoio que recebi durante toda a minha estada. Sei que o novo comandante vai conseguir estabelecer um excelente trabalho, pois irá contar com o suporte de uma equipe especializada, disciplinada e ciente da importância do seu papel para o bem estar da sociedade paraense”.
“Estamos realizando um ato muito representativo para a nossa corporação, a troca do comando de uma unidade militar traz consigo todo um simbolismo característico do militarismo, principalmente se tratando do CME, um Comando Intermediário que atua em todo estado com uma tropa especializada para atuar em ocorrências de maior complexidade. Desejo sucesso para o novo comandante, Coronel Vilhena, tenho certeza que tem total capacidade e experiência para elevar ainda mais o nome do CME”, concluiu o Comandante-Geral da PM, Coronel Neves.
FOTO: ASCOM PMPA