A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), tem orientado as unidades operacionais da corporação a reforçar em seus respectivos efetivos, a importância da realização de ações de combate ao crime de tráfico de drogas. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela corporação, o 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) intensificou, nos últimos meses, as ações como incursões, barreiras e abordagens tanto na área urbana quanto nas regiões rurais dos municípios de Parauapebas e Eldorado do Carajás, no sudeste paraense.
Como o tráfico de drogas se configura em uma atividade criminosas que fomenta a ocorrência de outros delitos como furtos, roubos, latrocínios, homicídios entre outros, a unidade também faz usos de diversas ferramentas para potencializar as ações de policiamento, entre elas o aumento da ostensividade policial nas ruas do município e a aproximação entre a unidade militar e a comunidade.
As ações têm apresentado êxito na desarticulação de pontos de tráfico de drogas, principalmente em áreas periféricas do Parauapebas, como por exemplo uma abordagem realizada nesta terça-feira (09), resultou na apreensão de entorpecentes e na prisão de dois homens.
A equipe realizava rondas ostensivas na avenida Bom Jardim, quando avistou dois homens que trafegavam, em alta velocidade, em uma motocicleta. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos tentaram empreender fuga, sendo acompanhados pela equipe que conseguiu realizar a abordagem.
Durante a busca pessoal, foram encontrados com um dos indivíduos diversos papelotes contendo substância semelhante à cocaína. Eles também afirmaram que uma residência, localizada em uma via próxima, estaria sendo utilizada como ponto de revenda de drogas. Ao verificar o imóvel foram encontrados mais cinco embalagens com substância semelhante à cocaína, além de um invólucro contendo material esverdeado com odor similar à maconha.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
Em outra abordagem, realizada no município de Eldorado do Carajás, um cidadão que preferiu não se identificar, informou sobre a presença de um indivíduo comercializando entorpecentes na Rua Monte Horebe II. Os policiais deslocaram-se ao local indicado e no decorrer das diligências, a equipe localizou um suspeito com as características informadas, que foi abordado. Durante a busca pessoal, foram encontrados cinco papelotes de substância análoga ao crack, pesando aproximadamente 27 gramas.
Em continuidade à busca, em frente à residência mencionada, foi localizada uma sacola plástica escondida atrás de um monte de areia, contendo um embrulho de substância análoga à maconha aproximadamente 380 gramas, 10 papelotes de substância similar ao crack aproximadamente 95 gramas e uma balança de precisão.
Diante dos fatos, todos os dois envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, juntamente com todo o material apreendido.
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA
FOTO: PMPA