FOTO: PMPA
Entre os dias 8 e 10 deste mês de setembro, a Polícia Militar do Pará, por meio do 9º Batalhão (9º BPM), participou de um ciclo de palestras promovido pela Rede Integrada de Prevenção, no município de Bagre, no arquipélago do Marajó. A ação teve como foco a prevenção primária da violência nas escolas e a conscientização dos estudantes sobre os riscos e consequências do uso de drogas.
A iniciativa foi organizada pelo Ministério Público do Estado do Pará, com apoio de diversos órgãos estaduais e municipais, incluindo a Prefeitura de Bagre, Polícia Civil, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e o Comando de Policiamento Regional XII (CPR-XII).
Durante os três dias de evento, cinco instituições de ensino da rede pública foram atendidas com palestras e atividades educativas, nos turnos da manhã e da tarde. As escolas contempladas foram, Escola Estadual Julião Bertoldo de Castro, Escola Municipal Inês Farias Maia, Escola Municipal Perúcia Ferreira Castro, Escola Municipal Aracy Corrêa Santa Maria, Escola Municipal Rui Antônio Farias Lobato Filho.
As atividades buscaram promover a cultura de paz no ambiente escolar, estimular a escuta humanizada por parte de educadores e reforçar medidas de prevenção ao uso de substâncias entorpecentes entre crianças e adolescentes.
A Polícia Militar do Pará destaca que ações como essa são fundamentais para fortalecer os laços entre a corporação e a comunidade escolar, que contribui diretamente para a promoção da segurança pública, da cidadania e do bem-estar social.
"Nosso objetivo vai além das atividades ostensivas, que é também promover a cultura de paz, fortalecer a prevenção e construir pontes de confiança entre a Polícia Militar e a sociedade. A presença da PM nas escolas não é apenas uma questão de segurança, mas de cidadania. É mostrando que a polícia também educa, cuida e protege, que formamos uma geração mais consciente e preparada para fazer escolhas melhores”, destacou o comandante do 9° BPM, Ten-coronel, Hugo.
FOTO: PMPA