FOTO: PMPA
Na tarde de terça-feira (16), duas guarnições do 24° Batalhão de Polícia Militar (24° BPM), sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), realizaram a apreensão de substâncias ilícitas e uma arma de fogo no bairro Tapanã, em Belém. Na ocasião, um suspeito foi preso.
Durante rondas ostensivas nas proximidades do bairro Tapanã, as viaturas receberam uma denúncia anônima informando sobre homens armados que supostamente estariam planejando cometer diversos crimes na região. A informação também apontava que os criminosos estariam situados em uma área irregularmente ocupada conhecida como "Fazendinha".
Diante da gravidade da denúncia, outras duas viaturas da 2ª Companhia foram acionadas e diligenciaram até o referido endereço para verificar a veracidade da informação. Ao avistarem as guarnições, três indivíduos realizaram disparos contra as equipes policiais. No intuito de repelir a iminente agressão, as guarnições responderam aos disparos. Durante a abordagem, dois dos indivíduos fugiram em direção à mata, conseguindo escapar, enquanto o terceiro se evadiu para a localidade Fazendinha.
As equipes continuaram com as buscas, onde montaram um cerco policial. Minutos depois, o suspeito em fuga foi avistado, porém desobedeceu à ordem de parada dos agentes, onde ainda efetuou disparos contra um dos militares.
A fim de resguardar a integridade física da equipe contra o iminente ataque, o policial reagiu, alvejando o criminoso que, mesmo ferido, ainda tentou fugir. Posteriormente, o indivíduo foi encontrado caído nas imediações. O criminoso foi socorrido e encaminhado à UPA de Icoaraci, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.
Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 com duas munições intactas e duas deflagradas, além de uma sacola contendo 45 unidades de substância análoga à maconha. Todo o material apreendido, juntamente com a arma de fogo, foi apresentado na Delegacia de Icoaraci para os procedimentos legais cabíveis.