Nesta sexta-feira (19), a Polícia Militar, por meio do 20° Batalhão (20° BPM), realizou a cerimônia de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em Belém.
A solenidade certificou 401 alunos do 5° ano do ensino fundamental, pertencentes a sete escolas da rede pública de ensino localizadas na área de atuação da unidade. A ação marca mais um importante passo na formação cidadã de crianças e adolescentes, por meio da prevenção ao uso de drogas e da promoção de valores éticos e de convivência pacífica.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, reafirmando o compromisso da tríade fundamental do programa: Polícia, Escola e Família. Essa união é a base do sucesso do PROERD, que trabalha com a conscientização e o fortalecimento das escolhas saudáveis entre os jovens, tendo como pilares o apoio familiar e o engajamento escolar em parceria com a Polícia Militar.
Durante a cerimônia, foram realizados momentos de confraternização e reconhecimento, entre eles a premiação de sete alunos que se destacaram na produção de redações sobre os temas abordados ao longo do curso. As redações premiadas demonstraram não apenas o aprendizado repassado em sala de aula pelos instrutores, mas também a sensibilidade dos alunos quanto à importância de dizer não às drogas e à violência.
A formação de multiplicadores do PROERD não apenas beneficia os alunos diretamente participantes, mas também fortalece a cultura de prevenção em toda a comunidade escolar e familiar. Cada criança formada torna-se uma voz ativa na defesa de uma sociedade mais segura, mais consciente e mais justa, contribuindo para a redução da criminalidade a médio e longo prazo.