FOTO: PMPA
A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), tem coordenado diversas operações policiais com objetivo de reduzir os índices de criminalidade em todas as regiões do Estado. Com a participação de todas as unidades operacionais as ações vêm apresentando resultados positivos no combate a crimes como roubos, furtos, homicídios, latrocínios, entre outras práticas delituosas.
Os Comandos Intermediários (COINTS), divididos por todo o Estado e responsáveis pela coordenação das unidades operacionais, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das operações, bem como na efetividade dos resultados obtidos. Entre eles está o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), responsável pelo policiamento em parte dos municípios que compõem a região nordeste do estado, e que, Seguindo o planejamento operacional da corporação, tem orientado suas unidades a intensificar ações como incursão, barreiras, comboio e abordagem, entre outras que possam potencializar a ação preventiva da PM.
Os exemplos positivos têm sido apresentados por todas as unidades da circunscrição do CPR III. Entre eles uma abordagem realizada por militares do 12⁰ Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), que atuam no município de Santa Izabel do Pará, na última sexta-feira (19), que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de entorpecentes.
A Unidade realizava a operação Malha Fina, criada para coibir crimes como roubos, furtos e, principalmente o tráfico de drogas, quando receberam, por meio de denúncias anônimas, que uma residência localizada na rua João Sodré de Sena, bairro Do Triângulo, estaria sendo utilizada como ponto para revenda de entorpecentes. Ao chegar no local, os agentes encontraram um casal na frente do imóvel, sendo que a mulher havia sido citada na denúncia.
Durante a verificação também foi constatado que o homem encontrava-se evadido do sistema penitenciário, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Contudo, a detida também informou que haveria mais drogas escondidas com sua irmã, fato comprovado pelos militares, que posteriormente, apreenderam o entorpecente e prenderam a terceira envolvida na comercialização das drogas. No total foram apreendidos aproximadamente 4 Kg de entorpecente, entre maconha, cocaína e Oxi. Os três suspeitos detidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o fato foi registrado.
FOTO: PMPA