FOTO: ASCOM PMPA
A Polícia Militar do Pará realizou nesta quarta-feira (24) homenagem póstuma ao Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura (Coronel Fontoura) - Patrono da PMPA. A cerimônia ocorreu no Cemitério Municipal de Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém, e foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Neves.
FOTO: ASCOM PMPA
Oficiais e praças da PM participaram da cerimônia, que é realizada anualmente e integra o calendário oficial das comemorações pelo aniversário da PMPA, que celebra amanhã (25 de setembro), 207 anos servindo e protegendo a sociedade paraense.
FOTO: ASCOM PMPA
O Coronel Fontoura foi o comandante da tropa paraense na Guerra de Canudos em 1897 e comandou o Regimento Militar do Estado por 11 anos, sendo considerado o Comandante-geral mais longevo à frente da Bi-centenária corporação.
FOTO: ASCOM PMPA
HOMENAGENS:
O Coronel Vieira, antigo Comandante-geral da PM, homenageou os heróis da Polícia Militar na Batalha de Canudos, na Bahia, especialmente o comandante da tropa vencedora, Coronel Fontoura. Também reverenciou os policiais militares que morreram em combate, tanto na Guerra do Paraguai quanto em Canudos. Além disso, enfatizou a continuidade do espírito de serviço e coragem na corporação, incluindo os veteranos.
FOTO: ASCOM PMPA
O Coronel Eloy Waith realizou a bênção ao Mausoléu do Patrono da nossa corporação. Posteriormente, foi realizada a leitura da nominata dos heróis de Canudos e em homenagem póstuma ao Coronel Fontoura, a Guarda Fúnebre executou a salva de tiros. A cerimônia foi encerrada com um minuto de silêncio, em memória de nossos heróis que morreram em estrito cumprimento do dever legal.
FOTO: ASCOM PMPA
“Reunimo-nos para honrar nosso patrono, o Coronel Fontoura. Homem que, por sua bravura, honra e dedicação à causa pública, tornou-se um símbolo de coragem, disciplina e lealdade. As lembranças do Coronel Fontoura transcendem as páginas da história, perpetuando-se na postura de cada policial militar que, com afinco, protege o povo paraense, mantendo viva, com honra e sacrifício, a chama dos ideais que ele nos legou. Ao reverenciarmos sua memória, reafirmamos nosso compromisso de seguir seu exemplo, sustentando os valores da moralidade, do respeito e do dever cumprido. Que o legado do Coronel Fontoura permaneça como um farol a iluminar nossos caminhos, inspirando-nos a servir com a mesma grandeza de espírito que caracterizou sua vida. Glória eterna ao Coronel Fontoura. Honra e respeito à Polícia Militar”, frisou o Comandante-geral, Coronel Neves.
FOTO: ASCOM PMPA