A Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) realizou, nesta quinta-feira (16), a solenidade de formatura do IV Curso de Monitor PMZITO, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, e contou com a presença de oficiais, praças, instrutores, coordenadores e familiares dos formandos.
FOTO: ASCOM PMPA
Ao todo, 62 policiais militares — entre oficiais e praças — concluíram com êxito as 90 horas/aula do curso, realizadas entre os dias 6 e 16 de outubro. A formação tem como objetivo preparar os policiais para atuarem como monitores dos projetos sociais do Programa PMZITO, que são desenvolvidos em unidades da PMPA em todo o Estado.
FOTO: ASCOM PMPA
Durante a cerimônia, os formandos receberam os certificados de conclusão, assim como os coordenadores e idealizadores do curso foram homenageados com honrarias em reconhecimento ao empenho e dedicação na realização do projeto.
O Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, destacou a relevância do curso e o impacto social da atuação dos monitores PMZITO: “Hoje os formandos não estão recebendo apenas um simples brevê, mas sim o poder de transformar vidas ao longo dessa longa caminhada na Polícia Militar. O prazer de contribuir para a vida das crianças, é único, como bem disse o orador da turma. A partir de hoje, as senhoras e os senhores terão o papel de fazer isso, de estar transformando a realidade de muitas crianças, muitos adolescentes, trazendo para um convívio melhor, convidando eles para uma realidade melhor, podendo estar cultivando o bem ao futuro da sociedade.”
FOTO: ASCOM PMPA
O curso foi promovido pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), através do Centro de Capacitação e Prevenção (CCP). O diretor da DPCDH, Coronel Francisco, ressaltou o avanço e a consolidação do programa: “A 4ª edição do curso de monitor PMZITO foi algo planejado, estudado e trabalhado minuciosamente pela DPCDH e o CCP. Conseguimos com êxito realizar, com apoio, logicamente, do Alto Comando da Polícia Militar. Vamos chegar a um número de 210 monitores formados nessa breve história do Programa PMZITO que já alcançou 30 polos dentro do estado do Pará. Em todas as regiões, estamos com um programa no qual a Polícia Militar vem auxiliando a formação cidadã das crianças e dos adolescentes. Então, eu fico muito feliz de chegar a esse momento, estou totalmente satisfeito pelo resultado do curso, foram 90 horas de muito aprendizado.”
A turma foi representada pelo orador, o Cabo PM D. Saulo, que emocionou os presentes ao relatar a trajetória e reafirmar o compromisso dos novos monitores com a transformação social: “Ser um monitor PMZITO vai além de transmitir conhecimento, é sobre impactar vidas, desenvolver e transformar as comunidades. Como alguém que veio de um projeto social, eu sei o valor que essa oportunidade tem na vida de cada uma dessas pessoas que aqui estão. Portanto, agradeço especialmente aos organizadores, na pessoa do senhor Coronel Francisco e sua equipe. Muito obrigado aos apoiadores que acreditaram nesse potencial de cada policial militar que aqui está por oferecer essa chance de conhecimento. Que possamos levar adiante o conhecimento adquirido e aplicá-lo de maneira significativa por todo o Pará.”
Programa PMZITO
FOTO: ASCOM PMPA
Institucionalizado em 2021, o Programa PMZITO foi criado com o propósito de padronizar os projetos sociais realizados pelas unidades de polícia ostensiva da PMPA. Com foco na formação cidadã, ética e moral de crianças e adolescentes, o programa promove ações de educação, esporte, lazer, cultura e civismo, buscando o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.
As disciplinas do IV Curso de Monitor PMZITO abordaram temáticas como Prevenção em Policiamento de Proximidade, Normativas do Programa, Metodologia de Ensino, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, Oficinas Práticas, entre outras, garantindo uma formação sólida e comprometida com a missão social da Polícia Militar do Pará.
FOTO: ASCOM PMPA
FOTO: ASCOM PMPA