A Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), realizou nesta terça-feira (21) duas ações contra o tráfico de entorpecentes nos municípios de Monte Alegre e Oriximiná. As operações, conduzidas por equipes do 18º BPM e 41º BPM, resultaram na prisão de envolvidos, apreensão de drogas e materiais utilizados na comercialização dos ilícitos.
Em Monte Alegre, o 18º BPM atuou, na manhã desta terça-feira (21) a partir do monitoramento realizado por agentes da Unidade em uma residência no bairro Terra Amarela, apontada como ponto de tráfico. Após levantamento e denúncias anônimas, os policiais abordaram um indivíduo de acordo com as características repassadas. Ainda de acordo com a observação tática dos agentes, no dia anterior (20), foi percebido um grande fluxo de pessoas no local, denotando um comportamento similar relacionado ao tráfico.
Durante o procedimento de abordagem do indivíduo, e consequente verificação da área, foram encontrados 20 invólucros de uma substância análoga ao crack, uma balança de precisão e diversos apetrechos usados para o preparo e consumo de drogas. Foi dada voz de prisão e o suspeito por tráfico, juntamente com o material apreendido foi conduzido à Delegacia de Monte Alegre, onde foi autuado em flagrante.
De acordo com a autoridade policial de plantão, o histórico do abordado demonstra reincidência: ele já havia sido detido em abril e setembro deste ano por crimes semelhantes.
FOTO: PMPA
Já no município de Oriximiná, equipes do 41º BPM também agiram após denúncia anônima informando que dois jovens estariam embalando drogas para venda em uma casa na Travessa Antônio Imbiriba, bairro Perpétuo Socorro.
Após chegarem no local indicado, os militares flagraram dois indivíduos manuseando substâncias suspeitas. Em ato contínuo, os agentes analisaram e constataram 59 gramas de uma substância semelhante ao crack, além de 15 porções já embaladas para comercialização.
Somado a isso, dois celulares, uma faca, uma balança de precisão e uma motocicleta utilizada nas entregas também foram localizados. A dupla, juntamente com todo o material apreendido foi encaminhada à Unidade Integrada Pro Paz de Oriximiná para os procedimentos legais cabíveis.
FOTO: PMPA
As duas ocorrências reforçam o comprometimento da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas na região oeste do Estado. Só na última semana, diversas operações foram implementadas nessa área, como exemplo as Operações “Fechando o Cerco” e “Barreira Policial”, enfatizando o papel da PM em promover segurança pública a toda população paraense.