FOTO: ASCOM PMPA
A Polícia Militar do Pará participou, na manhã desta terça-feira (28), do Exercício Simulado de Explosão com Múltiplas Vítimas, realizado no Shopping Grão-Pará, em Belém. A ação, coordenada pelo Comando Militar do Norte (CMN), reuniu diversas forças de segurança e instituições civis com o objetivo de testar protocolos de resposta integrada em situações de crise, especialmente nos preparativos para a COP30.
Durante a simulação, a PM atuou no isolamento da área, controle do perímetro, segurança das equipes de resgate e apoio na evacuação das vítimas. Helicópteros do Graesp também participaram da operação. A corporação integrou ainda a coordenação interagências por meio do Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para unir esforços entre as Forças Armadas e as forças estaduais de segurança durante a conferência climática.
O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Ariel Sampaio, destacou os investimentos do Governo do Estado na qualificação dos agentes de segurança. Segundo ele, a PMPA tem ampliado sua capacidade operacional e técnica por meio de treinamentos e ações integradas.
“O Governo do Estado tem investido fortemente na capacitação do efetivo. Já realizamos diversos cursos e treinamentos voltados ao aperfeiçoamento profissional, especialmente nas áreas de resposta a crises e grandes eventos, garantindo uma atuação cada vez mais eficiente e preparada para desafios como a COP30”, ressaltou o coronel.
O chefe do Departamento Geral de Operações da PMPA, coronel Giorgio Mariúba, destacou a importância do exercício para o aprimoramento técnico das equipes e a integração entre os órgãos.
“A Polícia Militar tem papel essencial em ocorrências dessa natureza, pois é a primeira força a chegar ao local. Essa simulação nos permite testar nossos protocolos, fortalecer a cooperação com outras instituições e garantir uma resposta rápida e eficiente em situações reais. A COP30 é um marco importante, mas nosso foco é que esse preparo se reflita na segurança da população todos os dias”, afirmou o coronel Mariúba.
Segundo o coordenador do exercício, coronel Weber, do Comando Militar do Norte, o treinamento reforça a capacidade de integração entre as forças.
“Essa operação é fundamental para aprimorar os protocolos conjuntos e garantir eficiência nas respostas a incidentes reais. A COP30 é uma oportunidade de consolidar essa atuação integrada”, destacou.
O consultor de segurança do Shopping Grão-Pará, Marco Antonio Rocha, também ressaltou a importância da parceria público-privada.
“Esse tipo de treinamento desenvolve nossas equipes e amplia o nível de segurança para quem frequenta o shopping. Atualmente o shopping chega receber até 35 mil pessoas, por dia, especialmente no período de grande fluxo. Com a conferência do clima, certamente o público deve aumentar ainda mais e estamos nos preparando para evitar qualquer eventualidade”, afirmou o consultor Marco Rocha.
FOTO: ASCOM PMPA
FOTO: ASCOM PMPA