Na manhã desta quarta-feira (29), militares do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), atenderam uma ocorrência de homicídio no bairro do Comércio, em Belém. A situação evoluiu para atos de vandalismo e depredação, resultando na condução de 28 indivíduos à Delegacia de Polícia.
Por volta das 6h30, na Praça do Relógio, um indivíduo, trajando uma camisa de mototáxi, chegou ao local conduzindo uma motocicleta, desembarcou e efetuou cerca de seis disparos de arma de fogo contra uma pessoa em situação de rua, que veio a óbito ainda no local.
Após o crime, o autor fugiu, porém, durante o atendimento da ocorrência, um homem chegou à área em uma motocicleta e foi apontado por populares como possível autor do homicídio, gerando tumulto e tentativa de linchamento.
As guarnições intervieram prontamente, preservando a integridade física do suspeito e o conduzindo à Divisão de Homicídios para averiguação.
Em seguida, um grupo de pessoas em situação de rua iniciou atos de vandalismo, lançando pedras contra as guarnições e tentando danificar viaturas. Diante da hostilidade, as equipes recuaram momentaneamente e solicitaram reforço do Comando de Missões Especiais (CME) para o controle da situação.
O policiamento foi redirecionado para as áreas da Feira do Açaí e da Praça do Relógio, onde foi realizado o contingenciamento e a condução de 28 indivíduos à Seccional Urbana do Comércio.
A área permanece sob monitoramento policial, e as medidas de segurança e controle foram restabelecidas, garantindo a tranquilidade da população e a preservação da ordem pública.
O comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Sulivam, destacou que a unidade tem intensificado as ações preventivas na área do Comércio e do Ver-o-Peso, locais de grande circulação e vulnerabilidade social.
“Temos realizado, de forma integrada com o Ministério Público e diversas fundações do Estado, ações voltadas à prevenção em áreas vulneráveis que permanecem nessas áreas. Além disso, o policiamento a pé, ciclístico e motorizado atuam 24 horas por dia para coibir delitos e garantir a segurança dos cidadãos. Só este ano, nas áreas do Ver-o-Peso e da Praça do Relógio, já apreendemos mais de 1.500 facas e recapturamos cerca de 150 foragidos da Justiça. É importante ressaltar que a questão vai além da segurança pública, trata-se também de um problema social e de saúde pública, que exige a atuação conjunta de diversos órgãos. A Polícia Militar tem feito sua parte, com foco na prevenção de crimes e na manutenção da ordem pública.”
