
Com o objetivo de aprimorar as habilidades técnicas dos policiais militares do quadro de saúde, o Corpo Militar de Saúde da PMPA (CMS) realizou, entre os dias 29 e 30 de outubro, a I Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Voltada para policiais militares da área da saúde, a formação, que possui carga horária de 20 horas-aula, foi realizada de forma presencial no Complexo Operacional da PMPA e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Belém.

O qualificação visa capacitar os policiais militares do CMS, que atuam nas escalas de atendimento móvel pré-hospitalar, a executarem manobras e procedimentos emergenciais que minimizem o trauma e seus efeitos fisiopatológicos em situações críticas. Ao todo, 32 militares participaram da ação formativa.
Entre os objetivos específicos do projeto, destacam-se: Possibilitar conhecimentos técnicos e científicos sobre o atendimento pré-hospitalar, com foco no acolhimento, estabilização e encaminhamento adequado de pacientes graves, desenvolver a competência de resolução de intercorrências durante o atendimento móvel, respeitando as atribuições de cada integrante da equipe (condutor, enfermagem e médico) e proporcionar o domínio prático sobre o manejo da unidade móvel de urgência e o uso correto dos equipamentos e protocolos de atendimento.

As atividades da capacitação combinam aulas teóricas e práticas, com utilização de recursos audiovisuais, apresentações de slides e demonstrações técnicas conduzidas por profissionais de saúde especialistas. Na parte prática, os participantes realizarão exercícios simulados com o uso de ambulância, desfibrilador portátil, pranchas de imobilização, equipamentos de transporte, e técnicas de reanimação cardiopulmonar e intubação orotraqueal, entre outros procedimentos.
A capacitação reforça o compromisso do CMS e da PMPA com a formação continuada e a excelência no atendimento pré-hospitalar, garantindo que os policiais militares estejam cada vez mais preparados para agir com eficiência e segurança nas situações de emergência que enfrentam diariamente.
Ainda, há previsão de uma segunda turma dessa capacitação para os dias 3 e 4 de novembro, com outra turma formada por 32 militares do efetivo do CMS.


