FOTO: PMPA
Equipes do 37° Batalhão de Polícia Militar (37° BPM), unidade que atua sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), prestaram, na noite deste último domingo (16), auxilio a idoso desorientado no Bairro da Terra Firme, em Belém.
Uma guarnição em patrulhamento de rotina na confluência da Rua São Domingos com a Avenida Perimetral, quando foi acionada para atender a uma ocorrência de natureza atípica, que demandava sensibilidade e prontidão. O chamado partiu de um transeunte que se apresentava acompanhado de um senhor de idade visivelmente desorientado.
O idoso em questão apresentava um quadro de desorientação severa, acometido por uma súbita perda de memória que impedia qualquer comunicação clara sobre sua identidade ou residência. A equipe policial, demonstrando o lado humanitário do serviço policial militar, agiu de forma gentil e pausada, para obter, com o idoso, qualquer informação que pudesse ajudar na identificação pessoal ou no levantamento do endereço.
Após algum tempo de diálogo e estímulo à memória, o idoso começou a externar fragmentos de informações, lembranças que se tornaram pistas cruciais para o desenrolar da ocorrência. A equipe mobilizou recursos, realizando buscas nos sistemas de informações disponíveis. Em uma ação coordenada e eficaz, contando com o apoio de outra guarnição que também se empenhou na busca, foi possível, finalmente, obter o contato telefônico de uma familiar do idoso.
O contato foi estabelecido com a familiar e para garantir a absoluta certeza da identidade e evitar qualquer equívoco, foi solicitado o envio de uma fotografia, que confirmou, sem margem para dúvidas, tratar-se do senhor encontrado na via pública. Uma equipe se deslocou para o endereço informado. Chegando ao local, a irmã apresentou os documentos que comprovaram a identidade do idoso.
“Esse atendimento reforça a importância das ações desempenhadas pelas unidades operacionais da Polícia Militar que atuam não apenas na prevenção e repressão ao crime, mas também na proteção da vida, no cuidado com os mais vulneráveis e no atendimento humanizado à população. Situações como esta demonstram, na prática, o comprometimento, a sensibilidade e a responsabilidade social dos profissionais que compõem a corporação. Reafirmando. Papel essencial da polícia militar na garantia da segurança e do bem-estar da sociedade”, ressaltou o Tenente Costa, policial que participou da ação.