FOTO: PMPA
Nesta quarta-feira (3) foi marcada pela formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada no Ginásio de Esportes da Escola Acy de Barros Pereira, em Xinguara. O evento reuniu mais de 600 crianças e adolescentes atendidos pelo programa ao longo de 2025, além de familiares, professores e autoridades municipais e militares.
O comandante do CPR-XIII, coronel da PM Formigosa destacou a importância do Proerd na formação cidadã e no desenvolvimento de habilidades que ajudam crianças e adolescentes a resistirem às drogas e à violência. Ele agradeceu aos instrutores, parceiros e especialmente aos alunos “por abraçarem aprendizados que transformam vidas”, e reforçou que o certificado deve ser “um lembrete constante do compromisso com a vida, a paz e as escolhas saudáveis”.
Ao longo da programação, os alunos receberam certificados, realizaram apresentações e homenagearam os instrutores responsáveis pela condução das atividades durante o ano letivo (3º Sgt PM Ferreira, 3º Sgt PM Sena, Cb PM Ariosmar, Cb PM Lucimar e Sd PM Leonardo). A cerimônia também reconheceu os estudantes vencedores do concurso de redação, representantes de cada escola participante, reforçando o entendimento e a reflexão sobre os temas trabalhados ao longo do programa.
Com 22 anos de atuação no Estado e 13 anos de atividades em Xinguara, o Proerd já beneficiou mais de 500 mil crianças e adolescentes. Além de fortalecer a prevenção às drogas e à violência, o programa aproxima a comunidade escolar, as famílias e a Polícia Militar, incentivando escolhas seguras, responsáveis e saudáveis.
Neste ano de 2025, o Proerd formou mais de 18 mil alunos no primeiro semestre e estima alcançar cerca de 15 mil estudantes no segundo semestre, cuja conclusão está prevista acontecer ao longo do mês de dezembro. As atividades são realizadas nas escolas pertencentes às áreas de 47 unidades militares distribuídas por todas as regiões do Pará.
O clima no ginásio foi de comemoração e orgulho, refletindo o esforço coletivo dos estudantes, das famílias, dos professores e da equipe do Proerd da PM, que concluiu mais um ciclo de formação no município.