Ação integrada apreende mais de 335 kg de skank em embarcação no município de Óbidos

Uma operação integrada entre forças de segurança estaduais e federais resultou na apreensão de mais de 335 quilos de skank na noite desta sexta-feira (5), no município de Óbidos, região Oeste do Pará. A ação faz parte da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, no âmbito da Operação Faro - Pará, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da SENASP e DIOPI, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup).

Por volta das 19h, equipes do Grupo Fluvial (GFLU), em conjunto com policiais militares do CPR-I, 2º Batalhão Marítimo e Ambiental (2º BME) e 1ª CIPAMB, todas integradas à Base Fluvial Candiru, realizaram abordagem à embarcação E/M Gabriela II, que seguia de Manaus (AM) para Santarém (PA). A embarcação transportava duas balsas carregadas com carretas e veículos de pequeno porte.
Durante a fiscalização, os cães farejadores Tupã e Ísis indicaram possível presença de entorpecentes na carroceria de um caminhão, que aparentava transportar apenas madeira. Na inspeção, a equipe localizou 12 sacos de mica escondidos entre a carga de madeira serrada, contendo 300 tabletes de substância análoga a skank, totalizando 335,150 kg.

WhatsApp Image 2025 12 06 at 13.06.31FOTO: PMPA

A carga ilícita, o caminhão e os 29,6071 m³ de madeira serrada do tipo “agelim-pedra” foram apreendidos. O caso foi encaminhado à equipe da Polícia Civil, responsável pelos procedimentos legais na própria Base Integrada Fluvial Candiru.
Segundo estimativas da operação, o prejuízo causado ao crime organizado ultrapassa R$ 1 milhão.

“Já fizemos diversas apreensões de entorpecentes na região. Somente na base Candiru, mais de uma tonelada de entorpecentes já foram apreendidos. Agora foi mais uma apreensão grande de 335 quilos, que estavam escondidos no caminhão madeireiro. Estamos trabalhando para que nenhuma embarcação passe pela região de Óbidos sem passar pela base Candiru, para que todos sejam fiscalizados, para que entorpecentes ou qualquer outro tipo de delito não passe pela nossa região aqui do Oeste do Pará, evitando o fluxo que é chegar na capital e quem sabe até a Europa e os Estados Unidos, caracterizando o tráfico internacional, uma vez que o nosso rio Amazonas é uma das rotas do tráfico internacional de entorpecentes”, explicou o tenente coronel Wilton Chaves.

WhatsApp Image 2025 12 06 at 13.06.30FOTO: PMPA

Foram empregados na ação a Base Integrada Fluvial Candiru, uma lancha blindada, além do apoio fundamental dos cães farejadores Tupã e Ísis.
A operação reforça o compromisso do Estado e da União no combate ao tráfico interestadual e transnacional de drogas, especialmente em regiões estratégicas de rios que ligam a Amazônia a grandes centros urbanos.

WhatsApp Image 2025 12 06 at 13.06.29FOTO: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.